Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/71306

TítuloA mediação socioeducativa como potenciadora da comunicação e da interação em contexto escolar
Outro(s) título(s)Socio-educational mediation as boosting tool for communication and interaction in the school setting
La médiation socio-éducative comme outil de communication et d'interaction dans un contexte scolaire
Autor(es)Santos, Vera Andreia Gomes dos
Orientador(es)Silva, Ana Maria Costa e
Palavras-chaveMediação
Mediação socioeducativa
Comunicação
Prevenção
Mediation
Socio-educational mediation
Communication
Prevention
Médiation
Médiation socio-éducative
Communication
Prévention
Data2020
Resumo(s)O presente relatório diz respeito ao trabalho desenvolvido entre outubro de 2018 e junho de 2019 no âmbito de um estágio académico do Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional. A investigação-intervenção foi realizada numa escola básica pública no norte de Portugal. O trabalho sustentou-se na mediação socioeducativa, como potenciadora da comunicação e da interação em contexto escolar. O principal objetivo do estágio foi implementar um projeto para melhorar a comunicação entre os membros da comunidade escolar, nomeadamente com os assistentes operacionais, alunos e professores, visando a prevenção de conflitos na comunidade educativa e compreender o efeito da mediação e da capacitação em competências comunicacionais nos comportamentos dos participantes e na prevenção dos conflitos. O projeto regulou-se por uma metodologia qualitativa, de investigação-ação, de forma a compreender e fomentar a mediação socioeducativa no contexto escolar. Na implementação do projeto recorreu-se a diversas técnicas e instrumentos, como a observação participante, a análise de documentos, entrevistas não estruturadas, documentos de registo da observação e instrumentos de (auto)supervisão e avaliação. No que concerne aos resultados alcançados com a implementação do projeto, salienta-se a recetividade, participação e motivação por parte dos participantes. Os assistentes operacionais reconheceram a importância de desenvolverem competências pessoais e sociais, concretamente de escuta e diálogo, conhecimento e reconhecimento do outro e de reflexão e avaliação dos seus comportamentos. Foram também evidenciados efeitos na mudança de comportamentos no contexto escolar, concretamente nas relações interpessoais entre os assistentes operacionais e destes com os alunos através da mobilização das estratégias trabalhadas no contexto da formação. Junto dos alunos e turmas diretamente envolvidas verificou-se mudança de atitudes pessoais e sociais. Os professores revelaram a recetividade e predisposição para a alteração de estratégias em contexto de sala de aula.
This report concerns the work developed between October 2018 and June 2019 in the context of an academic internship of the Master in Education, area of specialization in Educational Mediation. The research-intervention was carried out in a public secondary school in the north of Portugal. The work was based on socio-educational mediation, as a potentiator of communication and interaction in a school context. The main objective of the internship was to implement a project to improve and train communication among members of the school community, namely with operational assistants, students and teachers, aiming at conflict prevention in the educational community and to understand the effect of mediation and training in communication skills on the behavior of participants and conflict prevention. The project was regulated by a qualitative, action-research methodology in order to understand and foster a socio-educational mediation in the school context. In the implementation of the project several techniques and instruments were used, such as participatory observation, document analysis, unstructured interviews, observation registration documents and (Self) supervisory and evaluation tools. With regard to the results achieved with the implementation of the project, can stand out the receptivity, participation and motivation on the part of the participants. Operational assistants recognized the importance of developing personal and social skills, namely listening and dialogue, knowledge and recognition of others and reflection and evaluation of their behaviors. There were also evidences of the on behavioral changes in the school context, specifically in the interpersonal relationships between operational assistants and between them and the students through the mobilization of the strategies worked in the context of training. close to the students and classes directly involved, there was a change in personal and social attitudes. The teachers revealed the receptivity and predisposition to change strategies in the classroom.
Ce rapport porte sur les travaux menés entre octobre 2018 et juin 2019 dans le cadre d'un stage académique du Master en éducation, spécialisation en médiation éducative. La recherche-intervention a été menée dans une école publique de base du nord du Portugal. Le travail a été soutenu dans la médiation socio-éducative, comme facteur d'amélioration de communication et d'interaction dans le contexte scolaire. L'objectif principal du stage était de mettre en oeuvre un projet pour améliorer la communication entre les membres de la communauté scolaire, à savoir avec les assistants opérationnels, les étudiants et les enseignants, visant à prévenir les conflits dans la communauté éducative et à comprendre l'effet de la médiation et de la formation sur les compétences de communication. Les comportements des participants et la prévention des conflits. Le projet a été encadré par une méthodologie qualitative, de recherche-action, afin de comprendre et promouvoir la médiation socio-éducative dans le contexte scolaire. Lors de la mise en oeuvre du projet, diverses techniques et instruments ont été utilisés, tels que l'observation participative, l'analyse de documents, les entretiens non structurés, les documents d'enregistrement d'observation et les instruments de (auto) supervision et d'évaluation. En ce qui concerne les résultats obtenus avec la mise en oeuvre du projet, la réceptivité, la participation et la motivation des participants sont mises en évidence. Les assistants opérationnels ont reconnu l'importance de développer des compétences personnelles et sociales, à savoir l'écoute et le dialogue, la connaissance et la reconnaissance des autres et la réflexion et l'évaluation de leurs comportements. Des effets sur l'évolution des comportements dans le contexte scolaire ont également été mis en évidence, notamment dans les relations interpersonnelles entre les assistants opérationnels et entre eux et les étudiants à travers la mobilisation des stratégies travaillées dans le cadre de la formation. Avec les élèves et les classes directement concernés, il y a eu un changement d'attitudes personnelles et sociales. Les enseignants ont révélé la réceptivité et la prédisposition à changer de stratégie en classe.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/71306
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Vera Santos.pdf10,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID