Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7138

TítuloO ’Lugar do Passado’ em Martins Sarmento : geo-historiografia do programa de investigação arqueológica da cultura castreja (1876-1899)
Autor(es)Pimenta, José Ramiro
Orientador(es)Martins, Maria Manuela dos Reis
Garcia, João Carlos
Data12-Nov-2007
Resumo(s)O objectivo central deste trabalho é o de ‘localizar’ a História da Ciência. Normalmente a ciência é considerada como sendo constituída por conceitos de universalidade, sendo mesmo esta a sua principal característica que a opõe a, e diferencia de, outras expressões da actividade humana. Neste caso, porém, gostaríamos de mostrar de que modo o ‘lugar’ específico de uma investigação, o espaço-tempo de onde-e-quando um investigador tem origem, pode ter uma influência directa nas proposições científicas finais do trabalho teórico. Serão considerado três níveis através dos quais uma ‘Geografia Histórica de Ciência’ pode ser enunciada: ‘regionalização teórica’; ‘topografia social’ e ‘cronotope’. A ‘regionalização’ de uma teoria diz respeito aos esquemas alternativos regionais a que um mesmo conjunto de dados, ou de dados muito semelhantes, pode dar origem. Por exemplo, em meados do século dezanove europeu um mesmo argumento baseado no ‘reconhecimento inter-cultural’ foi usado por ‘celtistas’ e ‘germanistas’ para integrar tribos de filiação duvidosa em cada um dos dois universos étnicos referidos. Por ‘topografia social’ pretende-se significar o nível estrutural de formulação espacial das práticas sociais e vice versa. Tal diz respeito, especialmente, a designar e analisar os diferentes ‘espaços sociais’ em que a prática científica tem lugar. As linhas sociais de fractura pelas quais se organiza a produção e recepção das teorias científicas estão intimamente relacionadas com a expressão final das próprias proposições teóricas. Não é sem significado, cremos nós, por exemplo, que a Academia Portuguesa de História, criada sob o patrocínio do regime totalitário da ditadura de Salazar, obrigasse a que os membros dessa associação residissem na cidade capital do país (Lisboa), e a coincidência que, durante o mesmo período, a produção oficial do conhecimento teórico sobre a História invariavelmente favorecesse as teses e os temas ‘nacionais’. O último nível estrutural considerado é o ‘cronotope’, uma palavra e um conceito que derivam largamente da concepção bakhtiniana de ‘espaço-tempo’ no seio de uma narrativa. Por ‘cronotope’ pretende-se, muito simplesmente, designar os efeitos funcionais, no presente, de uma determinada narrativa no passado. Em poucas palavras, trata-se de responder à seguinte questão: ‘Qual o efeito que a passagem do tempo e a volução no espaço detêm na personagem principal de uma narrativa’? Francisco Martins Sarmento nasceu em 1833, e viveu durante toda a sua vida em Guimarães (na cidade ou nas suas propriedades próximas). Dedicou a parte final da sua vida (pelo menos desde 1876 a 1899, ano da sua morte) a estabelecer os princípios de uma teoria etnogénica dos Lusitanos; neste contexto, foi ainda responsável pela escavação de dois povoados fortificados, Sabroso e Briteiros. Em 1887, Martins Sarmento apresentou um trabalho, obra muito polémica, no qual defendia que a lenda grega dos Argonautas era de facto uma narrativa das primeiras viagens dos Fenícios ao Ocidente, e especificamente às Ilhas Britânicas, onde tentariam adquirir o domínio do comércio do estanho. A partir de uma estratégia hermenêutica ‘ocidentalista’, o autor pôde demonstrar que sob a voz das narrativas épicas dos feitos de Jasão (e, do mesmo modo, de Ulisses e Hércules) corria uma ‘argonáutica fenícia’, de que o autor pretende restituir a geografia antiga correspondente. A característica mais notória das ‘geografias imaginárias’ presentes em Martins Sarmento é a filiação ‘ariana’ do território português. Para este autor, a ‘raça ariana’ teria vindo da sua pátria distante, a Ásia, atravessaria toda a Europa, cobrindo todo o continente com a sua indústria e arte, até que finalmente atingiria o extremo ocidental, onde se manteriam até o tempo da invasão romana. Quando singularmente considerado, este é o elemento mais importante das hipóteses do autor: a migração ‘ariana’ é a origem e, assim, a marca da pureza étnica dos Lusitanos, e por isso, dos Portugueses. Em íntima relação com as origens ‘arianas’ do povoamento pré-histórico da orla ocidental da Península Ibérica, Martins Sarmento tenta provar que esta mesma ‘pureza inicial’ não é nunca posta em questão pelos eventos políticos e militares subsequentes. Para o autor, nenhum dos inúmeros povos que posteriormente atingiram a Península Ibérica (Fenícios, Celtas, Cartagineses, Romanos, Germanos…) pôde perturbar ou ‘contaminar’ decisivamente a ‘pureza genealógica’ dos Lusitanos. Toda a armadura que estrutura as hipóteses históricas e etnogénicas liga-se com uma série de esferas concêntricas de identidade, desde o espaço continental da Europa até ao domínio da domesticidade do autor. De um modo simples, diremos que este trabalho pretende demonstrar que na narrativa histórica de Francisco Martins Sarmento ressoam as suas própria condições subjectivas de formação da identidade.
The aim of this work is to bring ‘place’ into history of science. Usually, science is considered to display universal features, this being the main characteristic when compared to, and differentiated from, other expressions of human action. In this case, however, we would like to show how the specific setting of an investigation, how the space-time from where (and when) a researcher comes from, may have a direct influence in the final scientific propositions of his or her theoretical work. There shall be considered three structural levels, from which a ‘historical geography of science’ can be devised: ‘theoretical regionalisation’, ‘social topography’, and ‘chronotope’. The ‘regionalisation of theory’ refers to the alternative regional schemes in which the same, or closely related, sets of data may be organized. For instance, in mid- -nineteenth century, ‘celtists’ and ‘germanists’ used alternatively the same argument, based on ‘cultural inter-recognition’, to subsume certain loosely defined tribes into each one’s respective universe. By ‘social topography’ we mean the structural level of spatial formulation of social practices, and vice-versa. This refers, specifically, to display and analyse the different ‘social spaces’ in which the social practice of science takes place. The social lines of fracture through which the production and reception of scientific theories ride are intimately connected to the final expression of theoretical propositions. It is not meaningless, I think, for instance, that the Portuguese Academy of History, created under the patronage of the totalitarian Salazar’s dictatorship, made obligatory for the members of that association to live in the city capital (Lisbon), and the coincidence that, during that same period, the official production of historical theoretical knowledge invariably favoured the ‘national’ themes. The last structural level of analysis I refer to it as ‘chronotope’, a term, and conceptualization, largely drawn upon the Bakhtinian conception of time-space in narrative. By ‘chronotope’ I refer specifically to the functional effects, at the present, of a certain narrative of the past. In short, it is a matter of responding a specific question: ‘What effect has the passing of time and wandering on space in the main character of the narrative?’ Francisco Martins Sarmento was born in 1833, and lived through all his life in Guimarães (in the city or at his estate nearby) in northwest Portugal. He devoted the final part of his life (at least since 1876 till 1899, year of his death) to establish a theory dealing with the ethnogenesis of the Lusitanians; in this context, he also was responsible for digging out two pre-roman fortified settlements in Sabroso and Briteiros. In 1887, Martins Sarmento presented a work, a very polemical one, in which he defended that the Greek legend of the Argonauts were in fact an account of the Phoenicians first voyages to the West, and specifically to the British Isles, from where they were convinced they could gain control over the tin trade. Using ‘west’-oriented hermeneutical manoeuvres, the author sought to demonstrate that under the epic narrative of Jason’s deeds (the same with Ulysses and Heracles) laid a ‘Phoenician argonautic’, of which the author tries to re-establish the equivalent geography. The most striking feature of the ‘imaginative geographies’ displayed in Martins Sarmento’s work is the ‘Aryan’ affiliation of the Portuguese territory. To this author, the ‘Aryan race’ had come from its distant homeland, in Asia, and had traversed all Europe, covering the whole continent with its industry, art and spirituality, till they finally reached the most distant west, where they stayed till the times of Roman invasion. This is the most important singular element of Martins Sarmento’s historical hypotheses: the ‘Aryan’ migration is the origin, and the token of the ethnical purity of the Lusitanians, and therefore of the Portuguese. In intimate relation with the ‘Aryan’ origins of the pre-historic settlement of west fringe of the Iberian Peninsula, Martins Sarmento is eager to prove that that same ‘initial purity’ is not put into question by the subsequent military and political events. To him, none of the several people (Phoenicians, Celts, Carthaginians, Romans, Germans, etc…) that had come in later times to the Iberian Peninsula did disturb or ‘contaminate’ decisively the ‘genealogical tree’ of the Lusitanians. The whole structural armour of Martins Sarmento’s historical and ethnogenic hypotheses linger from a series of concentric spheres of identity, beginning with the broader space of Europe, and progressively narrowing down into the domestic domain of self. In short, this work aims to demonstrate that Francisco Martins Sarmento’s narrative of the Past resonates his own conditions of subject formation.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Arqueologia - Ramo de Conhecimento em Teoria e Métodos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7138
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DH - Teses de Doutoramento/PhD Theses

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