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https://hdl.handle.net/1822/71400
Título: | Passado e presente do ensino especializado da música em Portugal: e se explicássemos bem o que significa "especializado"? |
Autor(es): | Vieira, Maria Helena |
Palavras-chave: | Ensino especializado da música Ensino vocacional da música Ensino genérico da música Ensino articulado |
Data: | 2014 |
Editora: | Conservatório do Vale do Sousa |
Citação: | Vieira, M. H. (2014). Passado e presente do ensino especializado da música em Portugal. E se explicássemos bem o que significa "especializado"? In Pacheco, A. (Org). I Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música em Portugal. Do Passado ao Presente: Impressões e Expressões, pp. 60-74. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa. |
Resumo(s): | O conceito de “especialização” encontra-se bem alicerçado no terreno do senso comum, sobretudo no que se refere a questões relativas à profissionalização em diversas áreas do conhecimento. Por outro lado, no âmbito do ensino da música, tornou-se comummente aceite a referência ao “ensino especializado” quando falamos do ensino ministrado em conservatórios e academias, em escolas particulares e cooperativas que o desenvolvem logo a partir do 1º Ciclo do Ensino Básico. Trata-se, portanto, de um significado bem diverso do atribuído à “especialidade” ou “especialização profissional”. O conceito reveste-se ainda de novos significados quando descreve, por exemplo, o Ensino Especial, ou seja, aquele que é pensado para crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Nesta conferência pretende realizar-se uma abordagem exploratória ao significado e evolução do conceito de “ensino artístico especializado” de música, a partir da cristalização desta definição na Portaria nº 691/2009 de 25 de Junho, que criou os “cursos básicos do ensino artístico especializado de Dança e de Música”. Este documento legislativo serve de plataforma de observação, de onde é possível lançar um olhar retrospectivo e um olhar prospectivo (mas sempre um olhar crítico) sobre o significado do conceito de “ensino especializado” quando aplicado ao ensino da música no nosso país. Por vezes as realidades evoluem, e nós continuamos a dar-lhes os mesmos nomes. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/71400 |
ISBN: | 978-989-98993-0-8 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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