Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/71468

TítuloO perfil dos hotéis e restaurantes mais populares de Braga na rede: análise sobre o Plano de Ação Comercial da Press Team
Autor(es)Antonioli, Fernando Andreassa
Orientador(es)Pinto-Coelho, Zara
Palavras-chaveAgências de comunicação
Comunicação online
Hotéis
Restaurantes
Turismo eletrônico
Communication agencies
Hotels
Online communication
Online tourism
Restaurants
Data2020
Resumo(s)Este relatório é fruto de minha experiência de estágio na Lusologia S.A., uma holding da cidade de Braga, Portugal, que abrange marcas que prestam serviços de informática e comunicação. Minha jornada na empresa teve início com a Press Team, agência de comunicação responsável pela produção de conteúdos digitais, e, posteriormente, atuei pelas marcas YCORN, Bazzoa e Comunidades, que oferecem soluções para web. Durante o estágio, atuei na área de produção de conteúdo para as marcas do grupo e na prospecção de clientes para a Press Team. Junto com meu orientador, foi elaborado um projeto de capta- ção de clientes voltado para restaurantes e hotéis do concelho de Braga. Desta experiência surgiu o interesse em conhecer o perfil destes estabelecimentos na rede e saber como organizam sua comunicação online em uma época onde o turismo eletrônico ganha cada vez mais notoriedade. Para isso, foi elaborado um inquérito para os dez hotéis e restaurantes mais avaliados na cidade de Braga no Tripadvisor e os resultados foram apresentados a algumas agências de comunicação do município e para o diretor-geral da Associação Comercial de Braga. O objetivo era identificar os padrões de comunicação dos hotéis e restaurantes e saber se as agências podem encontrar potenciais clientes com o Turismo, tendo Portugal sido eleito o melhor destino turístico do mundo pela terceira vez consecutiva nos World Travel Awards 2019.
This report is the result of my experience as an intern at Lusologia S.A., a holding company from Braga, Portugal, whose owned brands provide communication and technology services. My journey started at Press Team, a communication agency responsible for creative contents and, afterwards, I moved on to collaborate at YCORN, Bazzoa and Comunidades, which are web services providers. During the internship, I produced content for the company’s brands and performed client pro- specting for Press Team. Along with my instructor, we developed a customer prospecting project, target- ing hotels and restaurants from Braga. From this experience arose the interest to better understand these businesses’ social networks profile and to analyse how they manage their online communication in a time when electronic tourism becomes more widespread. Therefore, an inquiry was created for the ten most reviewed hotels and restaurants on Tripadvisor in the city of Braga and the result was presented to communication agencies and to the chief executive from Associação Comercial de Braga. The purpose was to highlight these hotels’ and restaurants’ communication practices and identify if agencies can find potentials clients in the Tourism business, since Portugal was elected the world’s leading touristic destination for the third time in a row at the World Travel Awards 2019.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/71468
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
DCC - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Estagio Fernando Antonioli.pdf3,24 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID