Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/71997

TítuloRacismo, ativismo sociale reparação histórica – Para que a memória não sirva de restolho
Autor(es)Khan, Sheila Pereira
Palavras-chaveRacismo
Ativismo social
Reparação histórica
Memória
Data2021
EditoraHúmus
CitaçãoKhan, S. (2021). Racismo, ativismo sociale reparação histórica – Para que a memória não sirva de restolho. In J. Sarmento (Ed.), Áfricas: mobilidade, violência, memória e criatividade (pp. 57-59). Húmus.
Resumo(s)[Excerto] Chego a este texto como alguém que se recorda dos primeiros ensinamentos enquanto aluna do curso de Sociologia, básicos e simples: a relevância de contextualizar os problemas sociais, culturais, políticos e económicos das nossas sociedades. O que parece um princípio sem grandes complexidades e exigências, porém, o seu exercício nem sempre é constante no que diz respeito às explicações que escutamos sobre o racismo sistémico, o ativismo social e a reparação histórica. Os crimes raciais não são meros fenómenos mediáticos e nem devem ser tratados pelos nossos sentidos desse modo. Pelo contrário, a relevância de combater o facilitismo histórico importa e é extremamente urgente, por um lado, para melhor chorarmos e debatermos as mortes de George Floyd e de Bruno Candé, para não mencionar tantos outros nomes. E, por outro lado, para trazer para a nossa reflexão o sentido de raiz, de origem dessas mortes, temos de iniciar esse enlutamento bem lá para trás, para os séculos que celebraram e defenderam a modernidade e com ela toda uma engenharia construtora e legitimadora de uma classificação, distinção e hierarquização racial entre seres humanos, culturas e identidades. Os legados da expansão colonial e imperialista são uma presença que ainda perpassa as esferas sociais e políticas das sociedades contemporâneas, quer ex-colonizadoras, quer ex-colonizadas.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/71997
ISBN978-989-755-605-0
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2021_Khan_Racismo-ativismo-social-e-reparacao-historica.pdf93,3 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID