Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72022

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Marina Cardoso depor
dc.contributor.authorMelo-Silva, Lucy Lealpor
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céupor
dc.contributor.authorPostigo, Flávia Leandra Jorgepor
dc.date.accessioned2021-04-16T15:58:43Z-
dc.date.available2021-04-16T15:58:43Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn0103-863Xpor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/72022-
dc.description.abstractQualitative research on career success has been encouraged across different category of workers. This qualitative research sought to explore how do new graduates define career success and also highlight some implications for career counseling and Human Resources management. Sample included nine new graduates from two different regions of Brazil, divided in two focus groups. Discourse analysis based on interpretative repertoire approach was used for the data analyses. The graduates' definitions emphasized both subjective (confidence in the future, career planning, professional identity construction, work adjustment, and satisfaction with the career path) and objective (work in the area of graduation with a good salary, financial independence, social recognition) career outcomes. The meanings identified in this study reinforced the multidimensional nature of the construct and also could help career counselors and human resources managers better plan their interventions contributing to new graduates' career success during university-to-work transition.por
dc.description.abstractPesquisas qualitativas sobre sucesso na carreira têm sido recomendadas com o intuito de descrevê-lo na perspectiva de diferentes grupos de trabalhadores. Este estudo teve como objetivo explorar como recém-formados definem sucesso na carreira e, a partir das conceituações, apontar implicações para o aconselhamento e a gestão. A amostra incluiu nove recém-formados, de duas regiões do Brasil, subdivididos em dois grupos focais. As respostas foram analisadas por meio da análise do discurso. Os recém-formados descreveram o sucesso baseados em indicadores subjetivos (confiança no futuro, elaboração planos de carreira, construção da identidade profissional, adaptação ao trabalho e satisfação com a trajetória de carreira) e objetivos (conseguir trabalho na área de formação, independência financeira e reconhecimento social). As definições apresentadas reforçaram a natureza multidimensional do constructo e podem ser úteis para profissionais de orientação e gestores de pessoas planejarem suas intervenções, contribuindo para o sucesso dos recém-formados durante a transição para o trabalho.por
dc.description.abstractÉxito en la carrera es un concepto con múltiples sentidos. Estudios cualitativos ha sido recomendados con distintos colectivos de los trabajadores. Esta investigación cualitativa buscó explorar cómo los nuevos graduados definen éxito en la carrera y también resaltar algunas implicaciones para la orientación profesional y la gestión de recursos humanos. La muestra incluyó nueve nuevos graduados de dos regiones diferentes de Brasil, divididos en dos grupos focales. Se utilizó el análisis del discurso basado en el enfoque de repertorio interpretativo para el análisis de datos. Las definiciones de los graduados hicieron hincapié tanto subjetivo (la superación de miedos e incertidumbres y construir confianza en el futuro, el progreso en metas y planeamiento de la carrera, la construcción de la identidad profesional, la adaptación al trabajo, y la satisfacción con la carrera) y objetiva (trabajo en el área de la graduación con un buen sueldo, independencia financiera, reconocimiento social). Los significados identificados en este estudio reforzaron la naturaleza multidimensional del constructo y podrían ayudar a orientadores profesionales y responsables de recursos humanos a planificar mejores intervenciones que contribuyen al éxito en la carrera de nuevos graduados.por
dc.description.sponsorship- (undefined)por
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOccupational successpor
dc.subjectPersonnelpor
dc.subjectProfessional developmentpor
dc.subjectSucesso profissionalpor
dc.subjectRecursos humanospor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectExito profesionalpor
dc.subjectPersonalpor
dc.subjectDesarrollo profesionalpor
dc.titleCareer success according to new graduates: implications for counseling and managementpor
dc.title.alternativeSucesso na carreira na perspectiva de recém-formados: implicações para aconselhamento e gestãopor
dc.title.alternativeÊxito profesionale en la perspectiva de los nuevos graduados: implicaciones para asesoramiento y gestiónpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-863X&lng=en&nrm=isopor
oaire.citationVolume29por
dc.date.updated2021-04-10T20:31:01Z-
dc.identifier.eissn1982-4327por
dc.identifier.doi10.1590/1982-4327e2913por
sdum.export.identifier10485-
sdum.journalPaideiapor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1982-4327-paideia-29-e2913.pdf6,78 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID