Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72253

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céupor
dc.contributor.authorPeixoto, Franciscopor
dc.contributor.authorSilva, Jose Castropor
dc.contributor.authorGouveia, Maria Joãopor
dc.date.accessioned2021-04-22T18:52:35Z-
dc.date.available2021-04-22T18:52:35Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn1135-3848por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/72253-
dc.description.abstractStudents' satisfaction has been valued as an indicator of the quality of higher education institutions, and as a relevant variable in explaining their involvement, learning and persistence. Satisfaction, associated to the diverse contexts of students' academic experience, is understood as a construct of students' evaluation of the institution, academic climate, course and interpersonal relationships. Based on a sample of students from two Portuguese Higher Education institutions, one public and another private, we analyze the validity evidence of the Academic Domain Satisfaction Scale. The results of a confirmatory factorial analysis suggest the one-dimensional nature of the scale. On the other hand, adequate levels of internal consistency of its items, as well as significant correlations between the result in the scale and indicators of the students' affective disposition, academic performance and dropout intentions, point towards the validity of the measure.por
dc.description.abstractA satisfação dos estudantes tem sido valorizada como um indicador da qualidade das instituições de Ensino Superior, e como variável relevante na explicação do envolvimento, aprendizagem e persistência dos estudantes. A satisfação, associada aos diversos contextos da experiência académica, pode ser entendida como a apreciação que os estudantes realizam da instituição, clima académico, curso e relações interpessoais. Com base numa amostra de 704 estudantes, de duas instituições portuguesas, uma pública e outra privada, analisam-se as evidências de validade da Escala de Satisfação no Domínio Académico. Os resultados da análise fatorial confirmatória sugerem a natureza unidimensional da escala. Por outro lado, níveis adequados de consistência interna dos seus itens, assim como correlações significativas entre o resultado na escala e indicadores da disposição afetiva, rendimento, e intenção de abandono escolar, apontam no sentido da validade da medida.por
dc.description.sponsorshipAgradecimentos: A presente investigação foi financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através do financiamento ao CIE-ISPA (UID/CED/04853/2013 e UID/CED/04853/2016) e ao CIEd-UMinho (UID/CED/01661/2019).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAsociación Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación Psicológica (AIDEP)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147399/PTpor
dc.relationUID/CED/04853/2016por
dc.relationUID/CED/01661/2019por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjecthigher educationpor
dc.subjectacademic satisfactionpor
dc.subjectacademic successpor
dc.subjectensino superiorpor
dc.subjectsatisfação académicapor
dc.subjectsucesso académicopor
dc.titleAcademic domain satisfaction scale in Portuguese college studentspor
dc.title.alternativeEscala de satisfação no domínio académico em universitários Portuguesespor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.aidep.org/sites/default/files/2020-01/RIDEP54-Art8.pdfpor
oaire.citationStartPage93por
oaire.citationEndPage101por
oaire.citationIssue54por
oaire.citationVolume1por
dc.date.updated2021-03-28T16:04:52Z-
dc.identifier.eissn2183-6051-
dc.identifier.doi10.21865/RIDEP54.1.08por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.subject.wosSocial Sciences-
sdum.export.identifier10169-
sdum.journalRevista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación e Avaliação Psicológicapor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RIDEP54-Art8.pdf397,31 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID