Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72253

TítuloAcademic domain satisfaction scale in Portuguese college students
Outro(s) título(s)Escala de satisfação no domínio académico em universitários Portugueses
Autor(es)Almeida, Leandro S.
Taveira, Maria do Céu
Peixoto, Francisco
Silva, Jose Castro
Gouveia, Maria João
Palavras-chavehigher education
academic satisfaction
academic success
ensino superior
satisfação académica
sucesso académico
Data2020
EditoraAsociación Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación Psicológica (AIDEP)
RevistaRevista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación e Avaliação Psicológica
Resumo(s)Students' satisfaction has been valued as an indicator of the quality of higher education institutions, and as a relevant variable in explaining their involvement, learning and persistence. Satisfaction, associated to the diverse contexts of students' academic experience, is understood as a construct of students' evaluation of the institution, academic climate, course and interpersonal relationships. Based on a sample of students from two Portuguese Higher Education institutions, one public and another private, we analyze the validity evidence of the Academic Domain Satisfaction Scale. The results of a confirmatory factorial analysis suggest the one-dimensional nature of the scale. On the other hand, adequate levels of internal consistency of its items, as well as significant correlations between the result in the scale and indicators of the students' affective disposition, academic performance and dropout intentions, point towards the validity of the measure.
A satisfação dos estudantes tem sido valorizada como um indicador da qualidade das instituições de Ensino Superior, e como variável relevante na explicação do envolvimento, aprendizagem e persistência dos estudantes. A satisfação, associada aos diversos contextos da experiência académica, pode ser entendida como a apreciação que os estudantes realizam da instituição, clima académico, curso e relações interpessoais. Com base numa amostra de 704 estudantes, de duas instituições portuguesas, uma pública e outra privada, analisam-se as evidências de validade da Escala de Satisfação no Domínio Académico. Os resultados da análise fatorial confirmatória sugerem a natureza unidimensional da escala. Por outro lado, níveis adequados de consistência interna dos seus itens, assim como correlações significativas entre o resultado na escala e indicadores da disposição afetiva, rendimento, e intenção de abandono escolar, apontam no sentido da validade da medida.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/72253
DOI10.21865/RIDEP54.1.08
ISSN1135-3848
e-ISSN2183-6051
Versão da editorahttps://www.aidep.org/sites/default/files/2020-01/RIDEP54-Art8.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RIDEP54-Art8.pdf397,31 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID