Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7227

TítuloODEANA: um ambiente hidroinformático de suporte à decisão na gestão da água numa bacia hidrográfica
Autor(es)Vieira, J. M. Pereira
Pinho, José L. S.
Lima, M. M. C. L.
Palavras-chaveSistema de suporte à decisão
SIG
Modelos matemáticos
Bases de dados
Plataforma Web
Data2006
CitaçãoCONGRESSO DA ÁGUA, 8, Figueira da Foz, Portugal, 2006 – “8º Congresso da água : actas”. [Lisboa : Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, 2006].
Resumo(s)A aplicação da Directiva-Quadro da Água traduz-se em novos desafios para a gestão da qualidade da água no espaço da União Europeia, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável, acentuando-se a necessidade de se poder dispor de ferramentas efectivas de suporte à decisão. O crescimento exponencial das capacidades informáticas dos últimos anos, que tem possibilitado a criação de bases de dados e a aplicação de modelos matemáticos de crescente alcance e sofisticação, favorece o desenvolvimento e a instalação de novas competências nas tarefas de planear e gerir a água no âmbito de uma bacia hidrográfica. Este trabalho faz uma apresentação do ODeAnA, sistema de suporte à decisão (SSD), presentemente em fase de desenvolvimento, para a gestão da água no Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA), que incorpora plataformas inovadoras e adaptadas às necessidades da gestão da água naquele empreendimento. Descreve-se a sua estrutura, objectivos, componentes principais e a forma como são integradas no sistema global. O ODeAnA foi concebido para funcionar em plataforma Web e compõe-se de três sistemas principais: informação, modelação e análise. O sistema de informação compreende o sistema de informação geográfica, as bases de dados e os meios de difusão de informação. O sistema de modelação constitui o núcleo central do ODeAnA e é formado pelos modelos hidrológicos, hidrodinâmicos e de qualidade da água dos principais sistemas de massas de água lóticas e lênticas e pelos modelos hidráulicos e de qualidade da água das diferentes infra-estruturas que compõem o EFMA. É apoiado no sistema de informação e alimenta o sistema de análise que contempla a definição estratégica de cenários e a análise de casos. Cada um destes sistemas é operado a partir de interfaces gráficas, especificamente desenvolvidas para o efeito, considerando o perfil definido para os seus utilizadores. A necessidade de integrar modelos, informação espacial e não-espacial e ferramentas de análise, determinou um cuidado especial no desenho de interfaces SIG amigáveis, contemplando a avaliação de múltiplos objectivos de gestão.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7227
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-HID - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
F14-ODEANA – UM AMBIENTE HIDROINFORMÁTICO.pdfartigo1,3 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID