Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72349

TítuloMonstruosidades e biomorfismos: figurações contemporâneas do humano na literatura e nas séries televisivas (a partir da poesia de Luís Miguel Nava e da série "Black Mirror")
Outro(s) título(s)Monstruosities and biomorphisms: contemporary figurations of the human in literature and television series (from luís miguel nava’s poetry and the series black mirror)
Autor(es)Palha, Joana da Silva Fernandes
Palavras-chaveBlack Mirror
Corpo
Intermedialidade
Luís Miguel Nava
Monstro
Body
Intermediality
Monster
Data29-Jun-2020
EditoraUMinho Editora
RevistaRevista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidade
CitaçãoPalha, J. (2020). Monstruosidades e biomorfismos: figurações contemporâneas do humano na literatura e nas séries televisivas: A partir da poesia de Luís Miguel Nava e da série "Black Mirror". Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 2(1), 91-101. https://doi.org/10.21814/2i.2370
Resumo(s)O artigo terá um foco duplo de leitura crítica: a produção poética do autor português contemporâneo Luís Miguel Nava, analisada a partir de um corpus constituído por duas obras específicas, O céu sob as entranhas (1989) e Vulcão (1994), obras estas que serão colocadas em diálogo, a partir de uma abordagem comparatista intermedial, com a série televisva britânica Black Mirror (2011), uma produção da provedora Zeppotron, posteriormente comprada pela afamada Netflix, escrita pelo argumentista Charlie Brooker. Esta série será por sua vez alvo de análise a partir de três episódios: “Be Right Back” (2013), “Playest” (2016) e “Black Museum” (2017). Assim, ressaltando noções teóricas centrais ao perfil dos dois campos mediáticos estudados, será explorado o tema da monstruosidade sob uma perspetiva contemporânea, dando relevo ao tópico do corpo. O trabalho visa contribuir globalmente para um entendimento dos objetos literários contemporâneos em articulação com outros produtos da cultura de massas, como os televisivos, entre os quais se tecem cada vez mais nexos intertextuais alternativos.
The article will have a double focus of critical reading: the poetic production of the contemporary portuguese author Luís Miguel Nava, analysed from a corpus constituted by two specific poetic works, O céu sob as entranhas (1989) and Vulcão (1994), compositions which will be put in dialogue, through an intermedial comparative approach, with the television series Black Mirror (2011), a production of the famous provider Zeppotron, later bought by the famous Netflix, written by the screenwriter Charlie Brooker. This television series will be in its turn object of analysis from three episodes: “Be Right Back” (2013), “Playtest” (2016) and “Black Museum” (2017). Thus, highlighting intrinsic theorical notions in relation to the studied mediatic fields, the subject of monstrosity will be explored under a contemporary perspective, giving significance to the topic of the body. The paper expects to contribute globally for an understanding of the contemporary literary objects in articulation with other products of the mass culture, such as television, between which more and more alternative intertextual links are being weaved.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/72349
DOI10.21814/2i.2370
e-ISSN2184-7010
Versão da editorahttps://doi.org/10.21814/2i.2370
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas
UMinho Editora - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Monstruosidades e Biomorfismos.pdf313,99 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID