Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7247

TítuloIncentivos à localização em Trás-os-Montes e Alto Douro (os séculos X - XVI)
Autor(es)Mourão, Paulo
Data2003
CitaçãoMOURÃO, Paulo - Incentivos à localização em Trás-os-Montes e Alto Douro (os séculos X - XVI). In COLÓQUIO HISPANO-PORTUGUÊS DE ESTUDOS RURAIS, 5, Bragança, Portugal, 2003 – “V Colóquio Hispano-Português de Estudos Rurais : actas” [CD-ROM]. [S.l. : s.n., 2003].
Resumo(s)Este trabalho possibilitará, através do recurso a casos históricos nacionais localizados em Trás-os-Montes e Alto Douro, a análise de algumas concretizações, na tentativa de revitalizar a actividade regional e de promover a fixação da população, legadas pelo nosso Passado colectivo, com as suas limitações inerentes, com a sua multiplicidade de objectivos abraçados e com os seus próprios resultados. Partindo de vários exemplos históricos, o presente comprovará a dinâmica competitiva presente em diversos casos de espaços contíguos, centrará ainda a atenção nos tradicionais mecanismos de incentivos locais observados na Idade Média nacional e registados nos importantes documentos dos forais, símbolos de tentativas de descentralização e de coordenação de políticas a um nível mais próximo das populações. Verificaremos, por isso, que, ainda que sem o suporte teórico que hoje dispomos, já então os decisores locais e nacionais compreenderam a importância de acções relacionadas com o desagravamento fiscal, a descentralização jurídico-administrativa, a promoção dos mercados, a diferenciação da base tributária ou o estímulo das produções locais, entre outras medidas apontadas. Sentia-se, então, como hoje, a necessidade de coordenar esferas de decisão, políticas territoriais e diferentes dinâmicas económicas entre os espaços.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7247
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:NIPE - Comunicações a Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mourao_2003_CHPER.pdfDocumento principal61,4 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID