Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7254

TítuloEfeitos prejudiciais na saúde humana derivados por ingestão de nitratos na zona vulnerável nº1 (freguesias: Apúlia, Fão) e na zona não vulnerável (freguesias: Fonte Boa, Gandra, Gemeses, Rio Tinto)
Autor(es)Vale, Bruno da Costa do
Haie, Naim
Palavras-chaveNitratos
Zona
Vulnerável
Efeitos
Saúde
Data2006
CitaçãoCONGRESSO DA ÁGUA, 8, Figueira da Foz, Portugal, 2006 – “8º Congresso da água : actas”. [Lisboa : Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, 2006].
Resumo(s)Inserido na área Hidráulica e Ambiente, este trabalho foi desenvolvido nas freguesias de Apúlia e Fão (pertencentes à Zona Vulnerável n.º 1) e nas freguesias de Fonte Boa, Gandra, Gemeses e Rio Tinto. Teve como objectivos recolher dados relativos à evolução de doenças que poderão ter origem na ingestão de nitratos em excesso, o número de doenças por freguesia, avaliar a percepção das populações da gravidade do problema e retirar as devidas conclusões acerca dos efeitos dos nitratos nestas populações. Após uma pesquisa bibliográfica foi feita a recolha desses dados na Delegação de Saúde Pública do Centro de Esposende e chegou-se à conclusão que os dados obtidos não revelavam a existência de qualquer relação obvia entre a ingestão de nitratos na área de estudo e a saúde dessas populações. Conclui-se também que o período a que estes registos se reportam era muito curto (apenas 4 anos), sugerindo-se, que deverão ser recolhidos dados relativos a um período maior e que estes sejam comparados com outros dados possivelmente existentes relativos a zonas do país não afectados por nitratos. Visto que provavelmente a maior parte da ingestão diária de nitratos provém dos vegetais, recomenda-se também a realização de um estudo para a avaliação do nível de contaminação dos produtos hortícolas produzidos na zona.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7254
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-HID - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
F21-EFEITOS PREJUDICIAIS NA SAÚDE HUMANA.pdfartigo186,51 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID