Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7258

TítuloA importância da língua portuguesa na aprendizagem da matemática
Autor(es)Costa, Anabela Mâncio
Orientador(es)Fonseca, Lina Maria Dias da
Rodrigues, David F.
Data22-Mai-2007
Resumo(s)Esta investigação incidiu no estudo da relação entre a Língua Portuguesa e a aprendizagem da Matemática, nos aspectos fundamentais da interpretação e compreensão de enunciados de problemas, ao nível da resolução/formulação de problemas e actividades de investigação matemática. Neste âmbito, foram identificados três conjuntos de questões: 1) Como se caracteriza o desempenho de alunos do 4.º de escolaridade, na resolução de problemas? Que competências manifestam? Como evoluíram essas competências ao longo do estudo? 2) Que dificuldades manifestam os mesmos alunos, ao nível da interpretação/compreensão de enunciados matemáticos, quando resolvem problemas? Que dificuldades manifestam em Matemática? Como justificar e ultrapassar estas dificuldades? 3) Como caracterizar a influência da Língua Portuguesa na resolução de problemas de Matemática, explorados pelos mesmos alunos do 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do EB? Foi realizado um estudo de caso. A recolha de dados realizou-se numa turma do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico (EB), envolvendo quatro pares de alunos com nove anos de idade. Foram aplicados questionários à professora e alunos, fez-se observação participante e o registo áudio e vídeo do trabalho desenvolvido nas aulas, foram analisados os documentos escritos dos alunos relativos às tarefas e registadas algumas notas de campo. No final, foram feitas entrevistas, tanto aos alunos como à professora. A análise de dados possibilitou a verificação das competências e das dificuldades manifestadas. A selecção das estratégias adequadas na resolução das tarefas e a comunicação oral e escrita dos raciocínios foram as dificuldades mais evidenciadas, porque os alunos estranharam o facto de não ter de usar directamente os algoritmos das operações básicas e, ainda, provavelmente, por terem poucos hábitos de explicar, justificar e expor na aula de Matemática. No entanto, foi a este nível que os alunos revelaram maior evolução ao longo do estudo. Os pares que manifestaram maior número de competências em Língua Portuguesa, como leitura, interpretação e compreensão adequadas dos enunciados, tiveram maior facilidade em resolver as tarefas matemáticas. Este estudo permite, desde já, adiantar que, em princípio, a Língua Portuguesa influencia o desempenho dos alunos do 4.º ano de escolaridade do EB na resolução/formulação de problemas e investigações matemáticas. Por isso, será de concluir que quanto maior e melhor for o domínio da Língua Portuguesa, maior e melhor será o seu desempenho em Matemática.
This investigation focused on the relationship between Portuguese Language and Mathematics learning, in the main aspect of problem text interpretation and understanding, at the level of the posing/solving mathematical problems and investigations. At this extent three sets of questions has been identified: 1) How can we characterise the performance of 4th grade children in problem solving? Which skills do they reveal? How did they evolve during the study? 2) Which difficulties do those students reveal, concerning with problem text interpretation and understanding when they solve problems? Which difficulties do those students reveal in mathematics? How can we explain and overtake these difficulties? 3) How can we characterise the influence of Portuguese Language in mathematical problem solving, when 4th grade children explore them? A case study was made. Data collection was made in 4th grade class, and it evolved four pairs of nine years old students. Questionnaires were applied to the class teacher and to the students, participant observation, audio and video recording of the class work was made and the written documents produced by the students, during their work, were analysed. Some work notes were registered also. In the end, some interviews to the teacher and to the students were made. Data analysis made possible the verification of the skills and of the difficulties shown by the students. The selection of the adequate strategies in problem solving and oral and written communication were the most noticeable difficulties, because it was strange to the students the fact that they could not use directly basic operations algorithms and they probably would have few explanation, justification and clarifying habits in mathematics class. Nevertheless it was at this level that students improved their performances all along the study. The pairs, who showed a higher number of skills in Portuguese Language, such as reading, interpretation and understanding of problem solving texts, solved the mathematics tasks more easily. This study allows to say beforehand that Portuguese Language seems to affect the performance of 4th grade students in solving and posing problems and in mathematics investigations. Thus, we can conclude that grater and better domain of the Portuguese Language by the students, the greater and better their performance in mathematics.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Àrea de Especialização em Ensino e Aprendizagem da Matemática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7258
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DCILM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Anabela Mâncio Costa_CAPAS.pdf22,53 kBAdobe PDFVer/Abrir
Tese2.pdf4,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID