Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72806

TítuloChromatic reintegration in contemporary monochromatic unvarnished paintings: a case study based on artwork from Jorge Martins
Outro(s) título(s)La reintegración cromática en pintura contemporánea monocromática sin barnizar: un caso de estudio basado en la obra de Jorge Martins
Reintegração cromática em pinturas contemporâneas monocromáticas sem verniz: um estudo de caso a partir da obra de Jorge Martins
Autor(es)Aleixo, Marta
Bailão, Ana
Gomes, Andreia Esteves
Linhares, João M. M.
San Andrés, Margarita
Nascimento, S. M. C.
Palavras-chaveChromatic Reintegration
Tri-Funori®
Gouaches
Monochromatic
Non-varnished
Acrylics
Oils
Reintegración Cromática, ,
Guaches
Monocromo
No-Barnizadas
Acrílicos
Óleos
Reintegração Cromática
Monocromáticos
Não-envernizadas
Tri-Funori (R)
Data2020
EditoraGrupo Español de Conservación
RevistaGe-Conservación
Resumo(s)The choice of chromatic reintegration materials for contemporary monochromatic oil and acrylic emulsion unvarnished paints is usually a problem before treatment. This kind of paintings maybe subject to abrasions, especially on the edges, fingerprints and smudges, mainly caused during handling. Being unvarnished works, chromatic reintegration becomes a more complex process as no protective layer exist over the paint. The aim of this work was to assess the materials that over performed in the reintegration of paintings from the Portuguese painter Jorge Martins. Representative mock-ups made with the artist and using his materials and techniques were artificially aged. Different types of materials, aqueous and non-aqueous, were then tested to assess the best ones. It was found that the best results were obtained with Ferrario (R) pigment dispersed in the Tri-Funori (R) binding medium and with Winsor & Newton (R) Designers Gouache, both aqueous and non-toxic.
La selección de los materiales de reintegración cromática para las pinturas contemporáneas monocromas no barnizadas al óleo y al emulsión acrílica son un problema antes del tratamiento de conservación y restauración. Este tipo de pinturas tiene abrasiones, especialmente en los lados, huelas digitales y manchas, principalmente causadas durante el manejo. Porque son pinturas sin barnizar, la reintegración cromática se convierte en un proceso más complejo ya que la capa protectora no existe sobre la pintura. El objetivo de este trabajo fue evaluar los materiales que tuvieron un rendimiento superior en la reintegración de las pinturas del pintor portugués Jorge Martins. Las maquetas representativas hechas directamente con el artista y usando sus materiales y técnicas fueron artificialmente envejecidas. Luego se probaron diferentes tipos de materiales, acuosos y no acuosos, para evaluar los mejores. Se descubrió que los mejores resultados se obtuvieron con materiales acuosos y no tóxicos como los pigmentos en polvo de Ferrario® disperso en el medio Tri-Funori® y con las gouaches de Winsor y Newton®.
A escolha dos materiais de reintegração cromática para pinturas contemporâneas a óleo e emulsão acrílica não envernizadas, constituem um problema antes do tratamento de conservação e restauro. Este tipo de pinturas contém abrasões, impressões digitais e manchas de sujidade, que aparecem em particular nas laterais, maioritariamente causadas pelo manuseamento. Por serem pinturas não envernizadas o processo de reintegração cromática torna-se complexo, uma vez que não existe qualquer camada de proteção na pintura. O objetivo deste trabalho foi avaliar os materiais que tiveram um desempenho superior durante as reintegrações cromáticas das pinturas do pintor português Jorge Martins. Construíram-se com o artista, maquetas representativas da sua técnica pictórica recorrendo aos seus materiais. As mesmas maquetas foram artificialmente envelhecidas. Para uma avaliação do mais indicado, diferentes tipos de materiais aquosos e não aquosos, foram testados. Verificou-se que os melhores resultados, foram obtidos com os pigmentos da marca Ferrario® disperso em Tri-Funori® e com os guaches da marca Winsor & Newton®, ambos aquosos e não tóxicos.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/72806
DOI10.37558/gec.v18i1.817
ISSN1989-8568
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:ASSESSMENT AND ENHANCING VISUAL PERFORMANCE (2018 - ...)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Aleixo et al_2020_Chromatic reintegration in contemporary monochromatic unvarnished paintings.pdf
Acesso restrito!
1,9 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID