Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7327
Título: | Tecnologias de Informação e Comunicação no Currículo de Matemática do Ensino Secundário após a Reforma Curricular de 1986 |
Outro(s) título(s): | Information and Communication Technologies in the Secondary School Mathematics Curriculum after the Curricular Reform of 1986 |
Autor(es): | Fernandes, José António Alves, Maria Palmira Viseu, Floriano Lacaz, Tânia Maria |
Palavras-chave: | Tecnologias de informação e comunicação Currículo de matemática Ensino secundário Information and communication technologies Mathematics curriculum Secondary school |
Data: | 2006 |
Editora: | Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB) |
Citação: | "Revista de Estudos Curriculares". ISSN 1645-751X. 4:2 (2006) 291-329. |
Resumo(s): | No presente artigo estuda-se em que medida o desenvolvimento das
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se reflecte no currículo
prescrito de Matemática do ensino secundário, designadamente ao nível
dos tipos de tecnologia, das referências que lhe são feitas e das
recomendações do seu uso nos diferentes temas. Os dados usados no
estudo resultaram da análise documental dos programas da área de
Matemática do ensino secundário, desde a Reforma do Sistema Educativo
de 1986 até à actualidade. Em termos de resultados, salienta-se ao longo das
sucessivas alterações dos programas, no período considerado, um claro
aprofundamento das TIC no currículo de Matemática, repercutindo-se em
todas as dimensões estudadas: tipo de tecnologia, frequência com que são
referidas nos programas e nos seus componentes e formas de uso
recomendadas nos diferentes componentes do currículo. This paper studies which degree the development of the Technologies of the Information and Communication (ICT) appears in the official mathematics curriculum of secondary school, namely related with types of technology, the references to them, and the recommendations to their use in the different contents. The data used in the study came from the documental analysis of the secondary syllabus of mathematics, from the Curricular Reform of 1986 till nowadays. Concerning the results, we emphasize that through the consecutive programme changes, at this time, the use of ICT in the mathematics curriculum has been deeper and deeper, with implications in all the studied dimensions: type of technology, the occurrences they are referenced in the programmes and their components, as well as the recommended ways of their employ in the different curriculum components. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7327 |
ISSN: | 1645-751X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006 Revista de Estudos Curriculares.pdf | Documento principal | 149,87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |