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TítuloDo monólogo ao diálogo nas mídias sociais: reflexões a partir das páginas do Facebook das universidades portuguesas
Autor(es)Mesquita, Kamila
Ruão, Teresa
Andrade, José Gabriel
Palavras-chaveMídia sociais
Instituições
Universidade
Universidades portuguesas
Facebook
Data2021
EditoraEditora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA)
Resumo(s)[Excerto] Com o avanço e a utilização crescente das tecnologias, houve uma transformação na comunicação e nos relacionamentos organizacionais que passaram a acontecer cada vez mais através dos meios digitais, principalmente das mídias sociais. As formas de organização, identidade, conversação e mobilização social mudaram de maneira significativa, trazendo um novo modelo “amplamente participativo de criação e gestão de comunicação, cultura, identidade e imagem que produz novos reptos para as organizações habituadas ao controle e pouco preparadas para funcionamentos mais abertos e democráticos” (RUÃO; NEVES; ZILMAR, 2017, p. 8). Historicamente as organizações conseguiam ter um controle maior sobre as informações disponíveis sobre elas, direcionando estrategicamente as informações para a imprensa e veículos de comunicação, e tendo mecanismos próprios de recepção e tratamento de reclamações. O ambiente digital potencializou os fluxos de circulação, modificando as lógicas de “espalhamento” (JENKINS; GREEN; FORD, 2014) dos conteúdos na rede, os públicos ganharam protagonismo, produzindo e compartilhando conteúdo e opiniões. Até a própria presença das organizações nas mídias sociais agora pode acontecer tanto por iniciativa própria quanto através da atividade dos públicos (DIAS; ANDRADE, 2015). O poder de acionar a comunicação foi transferido para as mãos dos interagentes e as organizações passam a ser vistas como um dos interlocutores entre os atores sociais (OLIVEIRA; PAULA, 2007), dividindo com os públicos a capacidade de publicar ou compartilhar informações, iniciar debates e influenciar nas construções simbólicas e representações feitas sobre elas. [...]
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73434
ISBN978-65-89823-36-0
Versão da editorahttps://www.edufma.ufma.br/wp-content/uploads/woocommerce_uploads/2021/06/RELAÇÕES-PÚBLICAS-INTERNACIONAIS-E-MERCADOS-EMERGENTES.pdf?fbclid=IwAR2mESTMIuizT_xGPBE2Evul4eAN9KPAXMW8Kz58L2ZUYMMTVB9c-2pqnBw
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

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