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TítuloDesenvolvimento e validação de uma escala de aborrecimento no lazer para adolescentes portugueses
Outro(s) título(s)Development and validation of a boredom in leisure scale for portuguese adolescents
Autor(es)Fernandes, Ana Isabel Marques Pereira
Orientador(es)Freire, Teresa
Palavras-chavePalavras-chave
Lazer
Aborrecimento
Adolescência
Desenvolvimento positivo
Escala
Leisure
Boredom
Adolescence
Positive youth development
Measure
Data2021
Resumo(s)Compreender o conceito de lazer e o conceito de aborrecimento e de que forma estes se relacionam é importante para promover o desenvolvimento positivo dos adolescentes. Os adolescentes despendem muito tempo em atividades de lazer, mas durante algumas reportam elevado níveis de aborrecimento. Examinaram-se dimensões do aborrecimento no lazer, através de uma nova escala, em que cada dimensão é representada por uma subescala. Recolheram-se dados de 297 estudantes do Ensino Secundário (desde o 10º ano ao 12º ano), de uma área urbana no Norte de Portugal. Usou-se um design transversal para recolher dados (auto-relato) em salas de aulas de duas Escolas Secundárias. Procedeu-se à realização de uma Análise de Confiabilidade e a uma Análise Fatorial Confirmatória para a validação dos itens e subescalas da escala e para compreender como é que o aborrecimento influencia o lazer. Salvo as subescalas de Tempo e Significado, todas as outras indicam bons níveis de confiabilidade. A Análise Fatorial Confirmatória apresenta níveis de ajustamento aceitáveis e moderados. Conclui-se que a escala apresenta resultados encorajadores e que indicam que a maioria das subescalas está a medir o construto de aborrecimento, no entanto, ainda necessita de melhorar alguns aspetos para poder ser validada.
Understanding the concept of leisure and the concept of boredom, and how these concepts relate to each other is key to promote positive youth development. Adolescents spend a lot of time in leisure activities, but during some they report high levels of boredom. We examined several boredom dimensions in leisure, through a new measure, in which each dimension represented a different subscale. Data were collected from 297 high school students (from 10th to 12th grade), from a large urban area in northern Portugal. A cross sectional design was used for collecting self-report data in classrooms of two urban high schools. Reliability analysis and confirmatory factor analysis were conducted to validate the items, the measure and to understand how boredom influences leisure. Apart from time and meaning dimensions/subscales, every other presented good levels of reliability. The Confirmatory Factor Analysis presents acceptable and moderate fit values. This study concludes that this measure presents encouraging results denoting that the construct of boredom is being measured by most of the subscales in the scale, however, there is still some work to develop in order to validate the scale.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73451
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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