Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73461

TítuloConceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical
Autor(es)Silva, Margarida
Vieira, Maria Helena
Vale, Maria Isabel
Palavras-chaveEducação musical
Matemática e música
Geometria e música
Iniciação à composição musical
Data2011
EditoraInstituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação
RevistaDiálogos com a Arte: Revista de Arte, Cultura e Educação
CitaçãoSilva, M., Vieira, M. H. e Vale, M. I. (2011). Conceitos matemáticso na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical. Diálogos com a Arte, 2, 110-122.
Resumo(s)A motivação para a realização deste trabalho decorreu da necessidade de diversificar estratégias no trabalho de composição em sala de aula e das dificuldades sentidas pelos alunos na relação com a música contemporânea. Estes factores, aliados à constatação de que a iliteracia matemática e a iliteracia musical continuam a ser grandes problemas no Ensino Básico, levaram a considerar-se um bom caminho potenciar as aprendizagens nestes domínios através da abordagem da música contemporânea numa perspectiva transversal de conhecimento, utilizando a interacção de saberes das áreas das ciências exactas e das artes. Com esta pesquisa pretendeu-se, por isso, reflectir e experimentar formas de potenciar as aprendizagens musical e matemática, testando estratégias diversificadas de composição em sala de aula que utilizassem conceitos matemáticos e musicais. Metodologicamente o estudo assenta no paradigma qualitativo sob forma de uma investigação-acção focalizada nas práticas diárias e nas práticas reflexivas. O contexto específico em que se realizou este estudo é o de uma turma de 2º ano de Iniciação Musical, numa escola de ensino especializado da música, com a participação da professora/investigadora. Este estudo envolveu duas fases de implementação no terreno. As conclusões da pesquisa indicam que, através de actividades pedagógicas que utilizem simultaneamente a matemática e a música se pode, efectivamente, combater a iliteracia nos domínios matemático e musical. Neste artigo relatam-se as ideias principais de um estudo mais alargado, realizado no âmbito de uma dissertação de mestrado em Educação Artística (Silva, 2010).
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73461
ISSN1647-9890
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Silva, Vieira e Vale_2011_Rev Dialogos com a Arte _Conceitos matematicos na composicao.pdf2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID