Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/73461
Título: | Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical |
Autor(es): | Silva, Margarida Vieira, Maria Helena Vale, Maria Isabel |
Palavras-chave: | Educação musical Matemática e música Geometria e música Iniciação à composição musical |
Data: | 2011 |
Editora: | Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação |
Revista: | Diálogos com a Arte: Revista de Arte, Cultura e Educação |
Citação: | Silva, M., Vieira, M. H. e Vale, M. I. (2011). Conceitos matemáticso na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical. Diálogos com a Arte, 2, 110-122. |
Resumo(s): | A motivação para a realização deste trabalho decorreu da necessidade de diversificar estratégias no trabalho de composição em sala de aula e das dificuldades sentidas pelos alunos na relação com a música contemporânea. Estes factores, aliados à constatação de que a iliteracia matemática e a iliteracia musical continuam a ser grandes problemas no Ensino Básico, levaram a considerar-se um bom caminho potenciar as aprendizagens nestes domínios através da abordagem da música contemporânea numa perspectiva transversal de conhecimento, utilizando a interacção de saberes das áreas das ciências exactas e das artes. Com esta pesquisa pretendeu-se, por isso, reflectir e experimentar formas de potenciar as aprendizagens musical e matemática, testando estratégias diversificadas de composição em sala de aula que utilizassem conceitos matemáticos e musicais. Metodologicamente o estudo assenta no paradigma qualitativo sob forma de uma investigação-acção focalizada nas práticas diárias e nas práticas reflexivas. O contexto específico em que se realizou este estudo é o de uma turma de 2º ano de Iniciação Musical, numa escola de ensino especializado da música, com a participação da professora/investigadora. Este estudo envolveu duas fases de implementação no terreno. As conclusões da pesquisa indicam que, através de actividades pedagógicas que utilizem simultaneamente a matemática e a música se pode, efectivamente, combater a iliteracia nos domínios matemático e musical. Neste artigo relatam-se as ideias principais de um estudo mais alargado, realizado no âmbito de uma dissertação de mestrado em Educação Artística (Silva, 2010). |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/73461 |
ISSN: | 1647-9890 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Vieira e Vale_2011_Rev Dialogos com a Arte _Conceitos matematicos na composicao.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons