Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7347
Título: | Concepções dos professores sobre a “toxicodependência” e sua prevenção em jovens dos ensinos básico e sequndário [i. é secundário] |
Autor(es): | Gonçalves, Artur Rodrigues, Vitor Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Toxicodependência Concepções dos professores |
Data: | 2007 |
Editora: | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) |
Citação: | GONÇALVES, Artur; RODRIGUES, Vitor M.; CARVALHO, Graça Simões de - Concepções dos professores sobre a “toxicodependência” e sua prevenção em jovens dos ensinos básico e secundário. In LOPES, J. Bernardino; CRAVINO, José Paulo, ed. lit. – “Contributos para a qualidade educativa no ensino das ciências do pré-escolar ao superior : actas do Encontro Nacional de Educação em Ciências, 12, Vila Real, Portugal, 2007” [CD-ROM]. Vila Real : Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2007. ISBN 978-972-669-837-1. p. 143-149. |
Resumo(s): | A droga é um problema social que afecta particularmente os jovens e, a escola é tida como um dos pilares básicos na prevenção da toxicodependência. Neste processo, os professores desempenham um papel determinante, pelo que se procurou averiguar através de um questionário as suas concepções e práticas na abordagem à problemática das drogas. Dos dados sobressai uma contradição potencial entre o ponto de vista técnico-político (programas e manuais escolares) e a matriz científico-cultural e ético-valorativa dos professores, consubstanciada nos modelos da “Transposição Didáctica, externa e interna” e do “conhecimento, valores e práticas” (Clément, 2006). |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7347 |
ISBN: | 978-972-669-837-1 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas DCILM - Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENEC 2007_Toxicodependencia.pdf | Artigo em Actas | 202,32 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |