Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73628

TítuloModa e sustentabilidade: o caso do Studio Izah
Autor(es)Sousa, Déborah Alencar de
Orientador(es)Guedes, Graça
Palavras-chaveModa
Sustentabilidade
Marca
Millennials
Geração Z
Fashion
Sustainability
Branding
Millennials
Generation Z
Data2019
Resumo(s)O desejo por aquilo que é novo e a efemeridade das coisas faz com que a moda impulsione a sociedade de consumo. Os processos que envolvem a produção têxtil, o consumo e o descarte de produtos provocam danos imensuráveis ao meio ambiente e aos seres humanos, pelo que a sustentabilidade surge como uma alternativa inevitável. Ao aliar moda à sustentabilidade, busca-se promover o consumo consciente e alterar os modelos de negócios vigentes, visando benefícios a longo prazo. Ao considerar estas premissas, a presente dissertação aborda a pesquisa prévia e o planeamento de uma marca de moda que veicule valores e estratégias sustentáveis em seu ADN. O estudo do comportamento do consumidor perante a sustentabilidade se faz essencial para o desenvolvimento de práticas dentro desta nova realidade. Neste trabalho, foram utilizadas as metodologias de pesquisa bibliográfica e a técnica de grupos de foco, onde buscou-se perceber o conhecimento de mulheres pertencentes às gerações Millennials e Z relativamente ao consumo consciente e a moda sustentável, suas preferências e seu comportamento de consumo de produtos têxteis e de vestuário.
The desire for what is new, and the ephemerality of things has made fashion drive the consumer society. The processes involving textile production, consumption and disposal of products cause immeasurable damages to the environment and human beings, therefore, sustainability emerges as an inevitable alternative solution. By combining fashion with sustainability, it is possible to promote conscious consumption and change the current business models, seeking long-term benefits. With this goal in mind, this dissertation addresses the prior research and the planning of a fashion brand that conveys sustainable values and strategies in its DNA. The study of consumer behaviour towards sustainability is essential for the development of practices within this new reality. The methodology used throughout this work consisted of a bibliographic research and the technique of focus groups, which sought to understand the knowledge of women belonging to Millennials and Generation Z, regarding conscious consumption and sustainable fashion, their preferences and their consumption behavior related to textile-based products and clothing.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design e Marketing de Produtos Têxteis, Vestuário e Acessórios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73628
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Déborah Alencar de Sousa.pdf3,46 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID