Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7363
Título: | De que é que se fala quando se fala em Serviço Público de Televisão? |
Autor(es): | Fidalgo, Joaquim |
Palavras-chave: | Televisão Serviço público Estado Audiências Canais comerciais |
Data: | 2003 |
Editora: | Campo das Letras |
Citação: | PINTO, M. ; SOUSA, H. coord. – “Televisão e cidadania : contributos para o debate sobre o Serviço Público”. Braga : Campo das Letras, 2003. ISBN 972-610-928-0. |
Resumo(s): | O que se sugere, neste texto, é que o Serviço Público de Televisão, usando mais uma lógica “de inovação” do que uma lógica “de reacção” – que já provou ter os seus limites e produzir até efeitos perversos –, seja capaz de encontrar, no novo contexto social, político, económico e tecnológico deste início do século XXI, um lugar e um papel que foi perdendo mas que, aparentemente, ainda faz sentido (e porventura fará sempre, se definido nos termos adequados) junto dos cidadãos. Na definição pormenorizada e ambiciosa da UER (datada de 1993), tratar-se-ia de ser capaz de oferecer, na especificidade da sua missão face ao audiovisual comercial, “uma programação para todos, um serviço de base generalista com ampliações temáticas, um foro para o debate democrático, livre acesso do público aos principais acontecimentos, uma referência em matéria de qualidade, uma abundante produção original e um espírito inovador, uma vitrina cultural, uma contribuição para o reforço da identidade europeia, assim como dos seus valores sociais e culturais, um motor da investigação e do desenvolvimento tecnológico” (citada por Moragas e Prado, s/d). |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7363 |
ISBN: | 972-610-928-0 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fidalgo, J.(2003)-Serviço público TV.pdf | Documento principal | 100,62 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |