Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/73744

TitleA secção e o travelling: Lisboa de perfil em três planos
Author(s)Rosmaninho, João
Editor(s)Pires, Helena
Pinto-Coelho, Zara
Issue dateJul-2021
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
CitationRosmaninho, J. (2021). A secção e o travelling: Lisboa de perfil em três planos. In H. Pires & Z. Pinto-Coelho (Eds.), Transartes, arte expandida e novas linguagens (pp. 71-84). CECS.
Abstract(s)A arquitectura e o cinema ordenam e montam a cidade através da construção e do movimento. Neste artigo sugere-se que a secção urbana e o ‘travelling’ cinematográfico fomentam ligações produtoras de sentido que extravasam cada uma das suas áreas de acção e conhecimento apesar de se envolverem inelidivelmente. São instrumentos de projecto e análise arquitectónica e fílmica que aproximam em simultâneo a verdade e a ilusão embora permitam um acesso parco à totalidade do espaço e da imagem, já que servem as narrativas com parcialidade. Ambos elementos constitutivos dos dois campos disciplinares, a secção e o ‘travelling’ acabam por corresponder a (ou são determinados por) uma ideia de cesura que, para além de expor o espaço, aprofunda a complexidade das estruturas e dos objectos. Uma parte da paisagem de Lisboa surge então como matéria de estudo, em específico, a partir de três planos-movimentos contidos em três longas-metragens de ficção do final do século XX e do início do XXI: “A Força do Atrito” (Pedro M. Ruivo, 1992); “Ossos” (Pedro Costa, 1997); e “Lavado em Lágrimas” (Rosa Coutinho Cabral, 2006).
TypeBook part
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73744
ISBN978-989-9074-03-3
e-ISBN978-989-9074-02-6
Publisher versionhttps://dx.doi.org/10.21814/1822.73505
AccessOpen access
Appears in Collections:EAAD - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Capitulo_A Seccao e o Travelling.pdfArtigo447,41 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID