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https://hdl.handle.net/1822/73744
Título: | A secção e o travelling: Lisboa de perfil em três planos |
Autor(es): | Rosmaninho, João |
Editor(es): | Pires, Helena Pinto-Coelho, Zara |
Data: | Jul-2021 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Citação: | Rosmaninho, J. (2021). A secção e o travelling: Lisboa de perfil em três planos. In H. Pires & Z. Pinto-Coelho (Eds.), Transartes, arte expandida e novas linguagens (pp. 71-84). CECS. |
Resumo(s): | A arquitectura e o cinema ordenam e montam a cidade através da construção e do movimento. Neste artigo sugere-se que a secção urbana e o ‘travelling’ cinematográfico fomentam ligações produtoras de sentido que extravasam cada uma das suas áreas de acção e conhecimento apesar de se envolverem inelidivelmente. São instrumentos de projecto e análise arquitectónica e fílmica que aproximam em simultâneo a verdade e a ilusão embora permitam um acesso parco à totalidade do espaço e da imagem, já que servem as narrativas com parcialidade. Ambos elementos constitutivos dos dois campos disciplinares, a secção e o ‘travelling’ acabam por corresponder a (ou são determinados por) uma ideia de cesura que, para além de expor o espaço, aprofunda a complexidade das estruturas e dos objectos. Uma parte da paisagem de Lisboa surge então como matéria de estudo, em específico, a partir de três planos-movimentos contidos em três longas-metragens de ficção do final do século XX e do início do XXI: “A Força do Atrito” (Pedro M. Ruivo, 1992); “Ossos” (Pedro Costa, 1997); e “Lavado em Lágrimas” (Rosa Coutinho Cabral, 2006). |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/73744 |
ISBN: | 978-989-9074-03-3 |
e-ISBN: | 978-989-9074-02-6 |
Versão da editora: | https://dx.doi.org/10.21814/1822.73505 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | EAAD - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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