Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73759

TítuloO currículo aberto: polifonia das artes no desenvolvimento humano
Autor(es)Zamith-Cruz, Judite
Vieira, Maria Helena
Antunes, Carla Pires
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Lopes, Maria Virgílio Cambraia
Melo, Maria do Céu de
Gama, Manuela
Palavras-chaveMúsica
Drama
Literatura
Psicologia do desenvolvimento
Formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Formação de educadores de infância
DataFev-2000
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)
CitaçãoZamith-Cruz, J. M., Vieira, M. H., Antunes, C., Carvalho, M. L., Virgílio, M., Melo, M.C. e Gama, M. (2000). O currículo aberto: polifonia das artes no desenvolvimento humano. In J. A. Pacheco, J. C. Morgado, e Viana, I. C (Org.). Políticas Curriculares: caminhos da flexibilização e integração. Actas do IV Colóquio sobre Questões Curriculares (pp. 267-276). Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia – Universidade do Minho.
Resumo(s)Este texto apresenta um projecto de investigação sobre as práticas e as vivências artísticas numa perspectiva do desenvolvimento humano no contexto da Formação de Professores do 1º Ciclo e de Educadores de Infância. Constatando a diminuta reflexão sobre a presença das artes no currículo da formação dos professores e educadores generalistas o projecto congregou investigadores-especialistas das Artes, da Literatura e da Psicologia e foi construído através do desenvolvimento articulado de sete sub-projectos, a saber: Sub-Projecto 1 - Pressupostos para uma educação artística integrada: hipóteses e perspectivas; Sub-Projecto 2 - Jogos de linguagem e desenho de emoções; Sub-Projecto 3 - O contador de histórias; Sub-Projecto 4 - A educadora criativa na educação para a infância; Sub-Projecto 5 - Desenvolvimento do auto-conhecimento; Sub-Projecto 6 - O texto - Percursos para a dramatização; Sub-Projecto 7 - A dança - Os primeiros passos de uma aprendizagem musical. As questões subjacentes a este projecto assumem grande pertinência no contexto do equacionamento do papel das artes na Formação Inicial e Contínua de Professores e no desenvolvimento curricular e programático nas escolas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73759
ISBN972-8098-68-5
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cruz_Vieira_Antunes et al_2000.pdf2,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID