Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/73759
Título: | O currículo aberto: polifonia das artes no desenvolvimento humano |
Autor(es): | Zamith-Cruz, Judite Vieira, Maria Helena Antunes, Carla Pires Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Lopes, Maria Virgílio Cambraia Melo, Maria do Céu de Gama, Manuela |
Palavras-chave: | Música Drama Literatura Psicologia do desenvolvimento Formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Formação de educadores de infância |
Data: | Fev-2000 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP) |
Citação: | Zamith-Cruz, J. M., Vieira, M. H., Antunes, C., Carvalho, M. L., Virgílio, M., Melo, M.C. e Gama, M. (2000). O currículo aberto: polifonia das artes no desenvolvimento humano. In J. A. Pacheco, J. C. Morgado, e Viana, I. C (Org.). Políticas Curriculares: caminhos da flexibilização e integração. Actas do IV Colóquio sobre Questões Curriculares (pp. 267-276). Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia – Universidade do Minho. |
Resumo(s): | Este texto apresenta um projecto de investigação sobre as práticas e as vivências artísticas numa perspectiva do desenvolvimento humano no contexto da Formação de Professores do 1º Ciclo e de Educadores de Infância. Constatando a diminuta reflexão sobre a presença das artes no currículo da formação dos professores e educadores generalistas o projecto congregou investigadores-especialistas das Artes, da Literatura e da Psicologia e foi construído através do desenvolvimento articulado de sete sub-projectos, a saber: Sub-Projecto 1 - Pressupostos para uma educação artística integrada: hipóteses e perspectivas; Sub-Projecto 2 - Jogos de linguagem e desenho de emoções; Sub-Projecto 3 - O contador de histórias; Sub-Projecto 4 - A educadora criativa na educação para a infância; Sub-Projecto 5 - Desenvolvimento do auto-conhecimento; Sub-Projecto 6 - O texto - Percursos para a dramatização; Sub-Projecto 7 - A dança - Os primeiros passos de uma aprendizagem musical. As questões subjacentes a este projecto assumem grande pertinência no contexto do equacionamento do papel das artes na Formação Inicial e Contínua de Professores e no desenvolvimento curricular e programático nas escolas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/73759 |
ISBN: | 972-8098-68-5 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cruz_Vieira_Antunes et al_2000.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons