Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73763

TítuloCrianças, jovens e media na era digital: consumidores e produtores?
Autor(es)Pereira, Sara
Palavras-chaveCrianças
Jovens
Media
Consumidores
Produtores
Produser
Children
Youth
Consumers
Producers
Data2021
EditoraUMinho Editora
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
CitaçãoPereira, S. (2021). Crianças, jovens e media na era digital: Consumidores e produtores? UMinho Editora/Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Resumo(s)Na era digital em que vivemos, as crianças e os jovens assumem um papel ativo na relação com os media, tendo sido praticamente ultrapassada a visão de consumidores passivos e indefesos. Pelas possibilidades e oportunidades de interação e de participação que os meios digitais trouxeram, o público mais novo é visto — por vezes exaltado — como consumidor e como produtor de conteúdos, sendo apelidados de prosumers ou produsers. Este livro pretende discutir criticamente estes conceitos e desmontar o posicionamento determinista que dá a participação como garantida apenas pelo acesso aos media. Esta discussão é enquadrada pela distinção entre “pequenos atos de envolvimento” e cultura participativa. Tendo por base dados provenientes de vários estudos empíricos, mostra-se que as práticas mediáticas de crianças e jovens se orientam mais pelo consumo do que pela produção e que as vias para a participação nem sempre têm por detrás princípios de expressão e de cidadania. A ideia de um ambiente mediático rico e diversificado e de públicos exigentes, críticos e participativos leva-nos a apontar a literacia mediática como uma competência fundamental do século XXI e um direito de todas as crianças e jovens.
In the digital age, children and young people play an active role in their relationship with the media, and the image of passive, helpless consumers is almost a thing of the past. Given the possibilities and opportunities for interaction and participation that digital media have brought, the younger public are seen — sometimes extolled — as both consumers and content producers, being dubbed as prosumers or produsers. This book aims to critically discuss these concepts and disrupt the deterministic approach that takes participation as ensured only by access to media. This discussion is underpinned by the distinction between "small acts of engagement" and participatory culture. Based on several empirical studies, this book shows that children and young people's media practices are geared more towards consumption than production. The means of participation do not always rely on principles of expression and citizenship. The idea of a rich and diverse media environment with demanding, critical and participatory publics suggests that media literacy is a fundamental competence for the 21st century and a right for all children and young people.
TipoLivro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73763
ISBN978-989-8974-43-3
e-ISBN978-989-8974-44-0
DOI10.21814/uminho.ed.45
Versão da editorahttps://doi.org/10.21814/uminho.ed.45
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters
DCC - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters
UMinho Editora - Capítulos de livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara_Pereira_Criancas-jovens-media.pdf3,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID