Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/73865

TitleCorpo docente da Universidade do Minho: caraterização demográgica e estratégias de rejuvenescimento
Author(s)Fonseca, António
Sá, Carla Angélica da Silva Pinto de
Viana, Cláudia
Araújo, Emília Rodrigues
Sousa, Helena
Almeida, Leandro S.
Fernandes, Luís Carlos Ferreira
Vasconcelos, Rosa
KeywordsEnvelhecimento
Ensino superior
Idade
Rejuvenescimento
Issue dateDec-2020
CitationFonseca, A., Sá, C., Viana, C., Araújo, E., Sousa, H., Almeida, L., Ferandes, L.C. & Vasconcelos, R. (2020). Corpo docente da Universidade do Minho: Caraterização demográgica e estratégias de rejuvenescimento. Conselho Geral da Universidade do Minho.
Abstract(s)Este relatório apresenta os principais resultados da pesquisa iniciada no final de 2019, relativa ao projeto “DocentesUM -- Corpo Docente: caracterização demográfica e estratégias de rejuvenescimento”. Tem um duplo objetivo: por um lado, caracterizar em termos demográficos a situação atual do corpo docente da UMinho e, por outro lado, apresentar propostas de intervenção geracional concordantes com o desígnio de reforçar a sustentabilidade da UMinho, a médio e longo prazo. A partir da análise de dados do corpo docente da Universidade do Minho que permitiram mapear as principais tendências relativas ao volume de aposentações nos próximos anos, o relatório apresenta as principais perceções dos docentes e investigadores auscultados e procura discernir algumas opções de política para a mitigação dos efeitos do envelhecimento, no quadro de estratégias institucionais mais gerais e, de algum modo, interdisciplinares. Na prática, o estudo envolveu o cruzamento de diversas técnicas de diagnóstico de índole qualitativa (entrevistas semiestruturadas e grupos de discussão) e quantitativa (dados administrativos e inquérito por questionário), procurando favorecer a participação alargada da população académica na compreensão do problema. A informação recolhida e tratada permite concluir que o envelhecimento docente é uma preocupação estrutural para a grande maioria das Escolas/Institutos e que reflete algumas tensões já constituintes dos quotidianos da gestão académica, em particular no que se refere à atribuição de serviço docente e, em consequência, a necessidade crescente de recorrer semestralmente a contratações de pessoas em regimes mais flexíveis e pouco estáveis. Ainda que o envelhecimento seja percebido de forma muito particular em algumas escolas com dinâmicas muito específicas no que respeita ao modo de estruturar o ensino, genericamente é entendido como um fenómeno que implica atenção especial à oferta formativa e à capacidade de manutenção de certas áreas e/ou cursos. Todavia, o estudo permite identificar outros vértices colaterais do problema, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento dos recursos docentes e ao interesse em se repensar alguns dos enquadramentos legais existentes, em especial no que se refere à ativação de modalidades que facilitam as decisões estratégicas a respeito das carreiras dos docentes e mudança/reconfiguração dos universos culturais que caraterizam os modos de estar na academia.
TypeResearch report
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73865
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Relatórios / Reports

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOCENTESUM_final.pdf1,56 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID