Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73962

TítuloPrograma interpretativo para gestão de bacias hidrográficos
Autor(es)Corrêa, Letícia
Foleto, Eliane
Costa, Francisco da Silva
Palavras-chaveEducação ambiental
Programa interpretativo
Data2020
EditoraEditora da Universidade Federal de Roraima (EdUFRR)
CitaçãoCôrrea, L. R., Foleto, E. M., & Costa, F. (2020). Programa interpretativo para gestão de bacias hidrográficos. In C. C. Albuquerque & I. H. Batista (Eds.), VII Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas (pp. 1261-1268). Boa Vista: Editora da UFRR.
Resumo(s)A água pode ser abordada por diferentes dimensões, sendo elas: socioeconômica, político- institucional, cientifico-tecnológica e ambiental (OLIVEIRA,2008). Tais dimensões salientam a água como essencial a sobrevivência humana e a conservação da biodiversidade, servindo de fio condutor de vida no planeta. A sua presença e ausência é relevante para a construção da cultura, para o estabelecimento de populações e em alguns casos determina a ocupação de territórios (BACCI; PATACA,2008) A exploração sem limites, compromete a qualidade da água em nosso planeta. Sendo um indicador de qualidade de ambiente, está vulnerável a contaminação por resíduos liberados pelas atividades industriais, agrícolas e urbanas (FOLETO,2003). Diante de tal problemática a Intepretação Ambiental a partir de programas interpretativos em áreas protegidas/Unidades de Conservação onde a água é um atributo marcante na paisagem, busca a formação da autonomia do indivíduo para a tomada consciente de decisões perante a natureza. Com o objetivo de contribuir com experiências positivas do pensar a água através da interpretação dos processos e formas que envolve a dinâmica fluvial na bacia hidrográfica do arroio Manuel Alves, discutimos a relevância de um programa interpretativo da RPPN Estadual MO´Ã como uma estratégia de sensibilização e divulgação da conservação dos recursos hídricos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73962
ISBN9786586062-09-0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Programa interpretativo para gestão de bacias hidrográficos.pdf4,76 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID