Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73999

TítuloProjeto interdisciplinar entre a matemática e as tecnologias como suporte à educação para a cidadania global pós-covid-19
Autor(es)Torres, Alexandre
Cruz, Sara Maria Alves
Bento, Marco
Lencastre, José Alberto
Palavras-chaveTechnology-Enhanced Learning
Matemática
COVID-19
DataMai-2021
EditoraInstituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação
CitaçãoTorres, A., Cruz, S., Bento, M., & Lencastre, J. A. (2021). Projeto interdisciplinar entre a matemática e as tecnologias como suporte à educação para a cidadania global pós-covid-19. In João Grácio et al., Atas / Anais do Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20, (pp. 146-150). Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
Resumo(s)O presente texto apresenta o desenho e desenvolvimento de um projeto interdisciplinar entre as disciplinas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e de Matemática numa escola do centro do país. As vidas de todos alteraram-se de forma repentina com a chegada da pandemia Covid-19, faz ainda mais sentido pensar em estratégias de ensino significativas para os alunos e em formas de utilizar um contexto naturalmente desfavorável num contributo relevante para o ensino. Este projeto utilizou uma metodologia de aprendizagem baseada em problemas para colocar os alunos a pensar matematicamente com recursos à tecnologia em problemas em tempos da Pandemia Covid-19. Apresentamos, de forma detalhada, os procedimentos adotados, os objetivos, o público-alvo e a forma como se aplicou o trabalho dos alunos no público-alvo. Os resultados indicam que desenvolver o pensamento crítico relativamente à situação pandémica atual, consciencializar os nossos alunos para a pegada ecológica e construir digitalmente um compromisso ecológico.
The COVID-19 pandemic created unprecedented conditions in all areas of each person's social and personal life. In this context, we present the design and development of an interdisciplinary project between the subjects of ICT and Mathematics at a school in the center of the country. This project proposes to use the Problem Based Learning methodology to make students think mathematically with resources to technology in problems in times of the Covid-19 Pandemic. Thus, this article intends to present, in detail, the procedures adopted, the objectives, the target audience and the way in which the students' work was applied to the target audience. Everyone's lives suddenly changed with the arrival of the Covid-19 pandemic, it makes even more sense to think about meaningful teaching strategies for students and ways to use a naturally unfavorable context in a relevant contribution to teaching. The results indicate that developing critical thinking about the current pandemic situation, making our students aware of the ecological footprint and digitally building an ecological commitment.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73999
ISBN978-989-53045-9-2
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ATAS_do_CDE20_2021_Torres&Cruz&Bento&Lencastre.pdf540,81 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID