Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/74000
Título: | Trabalho colaborativo em iniciação à investigação em Biologia |
Autor(es): | Mina, Isabel Aguiar Pinto Nobre, Alexandra Debs, Mariam Nilsson, Elisabeth Fernandes, Elisabete |
Palavras-chave: | competências transversais equipas trabalho colaborativo mentoria por pares ensino presencial ensino on-line |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | Laboratórios de Biologia (LB), uma Unidade Curricular (UC) da Licenciatura em Biologia Aplicada (BA), fornece ferramentas para investigação em Biologia fomentando competências transversais, essenciais ao trabalho colaborativo. Em 2019/20 estes objetivos foram acentuados com a colaboração de investigadores do International Iberian Nanotecnology Laboratory (INL) e assinatura de um protocolo com a Escola de Ciências da Universidade do Minho. No INL, a missão NERD (Nanotechnology Education and Research Demonstrations) compreende atividades de solidariedade social que descodificam a ciência para a sociedade, tendo por lema “trabalhar com a sociedade e não apenas para ela”. Em 2020/21 as restrições impostas pela pandemia COVID-19 obrigaram a alterações que criaram oportunidade para incentivar o espírito cooperativo entre colegas de diferentes anos - alunos que participaram neste programa em 2019 foram convidados a acompanhar como mentores, os 65 colegas do 1º ano. Metodologias de aprendizagem inovadoras incluíram a realização de projetos colaborativos (intra- e inter-equipas) estimulados pelo uso de murais virtuais. Em 2019/20 os alunos visitaram o INL e tiveram oportunidade de privar com alguns cientistas para analisarem artigos científicos que foram desafiados a desconstruir. Em 2020/21, a visita ao INL foi virtual, os alunos escolheram um artigo mote e exploraram os métodos de investigação nele usados. Neste processo foram mentorados por colegas do 2º ano previamente treinados por investigadores do INL. Estas experiências mostraram vantagens e desvantagens quer no ensino presencial, quer online. Em 2019/20, as equipas apresentaram os projetos no auditório do INL na presença de convidados; em 2020/21 os trabalhos, supervisionados sobretudo pelas docentes, foram apresentados on-line. Os resultados obtidos sublinham a importância do trabalho colaborativo entre educadores, cientistas e alunos na transformação da complexidade de conteúdos cientificos. O diálogo entre os intervenientes fomenta a curiosidade, criatividade e estimula a pergunta incentivando a formação de cidadãos ativos e não simplesmente, acumuladores de informação. |
Tipo: | Comunicação oral |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74000 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DBio - Comunicações/Communications in Congresses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mina et al 2021 CNaPPES21.pdf | Comunicação oral on-line | 57,95 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |