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https://hdl.handle.net/1822/74030
Título: | Intervenção precoce no sul do Brasil: perspectiva das famílias de crianças com transtorno do espectro do autismo |
Outro(s) título(s): | Early intervention in the south of Brazil: perspective of families of children with autism spectrum disorder |
Autor(es): | Hertzberg, Juliana Corrêa |
Orientador(es): | Pereira, Ana Paula da Silva Cóssio Rodriguez, Rita de Cássia Morem |
Palavras-chave: | Família Intervenção precoce Perspectiva Transtorno do espectro do autismo Autism spectrum disorder Early intervention Family Perspective |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | As famílias com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo perpassam por diversos desafios
desde o diagnóstico até à intervenção. No Brasil, as Práticas Centradas na Família em Intervenção
Precoce ainda são incipientes e apesar de uma legislação que ensaia sobre os tópicos, as práticas
ainda são centradas na criança. Assim, avaliar as preocupações e prioridades das famílias
relativamente ao apoio da Intervenção Precoce é uma etapa primordial no apoio à crianças com
Transtorno do Espectro do Autismo. Considerando este pressuposto, definiu-se como finalidade deste
estudo: analisar e compreender a perspectiva de famílias de crianças com Transtorno do Espectro do
Autismo em relação ao apoio da Intervenção Precoce na região do sul do Brasil. No sentido de dar
resposta a esta finalidade foi utilizada uma metodologia quantitativa, descritiva e inferencial com
recurso a um questionário sobre as vivências de famílias de crianças com Transtorno do Espectro do
Autismo na Intervenção Precoce, como instrumento de coleta de dados. O questionário utilizado neste
estudo resulta de uma adaptação do The Autism Family Experience Questionnaire, de autoria de
Leadbitter et al., de 2017, que permite avaliar os domínios: Experiência, Vida Familiar,
Desenvolvimento, Sentimento e Comportamento. A amostra é constituída por 83 famílias de crianças
com Transtorno do Espectro do Autismo, com idades compreendidas entre três e seis anos,
acompanhadas por algum tipo de apoio e residentes na região do sul do Brasil. Dos resultados obtidos
neste estudo destaca-se, a avaliação positiva das vivências das famílias nos 4 domínios avaliados:
Experiência, Vida Familiar, Desenvolvimento e Sentimento e Comportamento e a influência da variável
quantidade de apoio no domínio Experiência. Os resultados indicam ainda uma influência positiva de
fatores sociodemográficos de mães na perspectiva das famílias. Ou seja, as mães com maiores níveis
acadêmicos e profissionais, percebem mais positivamente o domínio Sentimento e Comportamento e
no escore total do questionário. Por fim, espera-se que este estudo sensibilize para a importância das
Práticas Centradas na Família no apoio às famílias com crianças com Transtorno do Espectro do
Autismo na Intervenção Precoce, tanto ao nível das práticas dos profissionais, quanto na concretização
de políticas que advoguem o papel fulcral e decisor que estas famílias desempenham no atendimento
que é prestado aos seus filhos com Transtorno do Espectro do Autismo. Families of children with Autism Spectrum Disorder face many challenges, from diagnosis to intervention and Family-Centered Practices in Early Intervention are still incipient in Brazil. Although there is legislation regulating these practices, they remain focused on the child. Thus, the assessment of family concerns and priorities regarding Early Intervention is an essential step towards supporting children with Autism Spectrum Disorder. By considering this assumption, we aimed to analyze and understand the family perception of children with Autism Spectrum Disorder concerning Early Intervention in Rio Grande do Sul, Brazil. We used a quantitative, descriptive, and inferential methodology. We used a questionnaire assessing the experiences of families of children with Autism Spectrum Disorder in Early Intervention to collect data. This questionnaire is an adaptation of The Autism Family Experience Questionnaire, devised by Leadbitter Et al., in 2017. This adapted questionnaire evaluates the following domains: Parent, Family, Child development, and Child Symptoms. The sample comprises 83 families of children with Autism Spectrum Disorder, aged between three and six years, having some kind of support and living in the south of Brazil. Among the study results, we highlight the family’s positive experiences in all four domains: Parent, Family, Child development, Child Symptoms, and the influence of the amount of support variation on the domain Parent. The results also show a positive impact of mothers’ sociodemographic factors in the family perception. Those with higher education and professional levels perceive the domain Child Symptoms and the total score more positively. Lastly, this study emphasizes the importance of Family-Centered Practices in assisting families of children with Autism Spectrum Disorder in Early Intervention in terms of professional practices and in solidifying policies supporting the central and decisive role families play in providing care to their children with Autism Spectrum Disorder. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74030 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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