Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74048

TítuloEscala de Comunicação para a Idade Pré-Escolar (ECIPE): versão para educadores: um estudo exploratório em contextos inclusivos na Região Norte
Outro(s) título(s)Preschool age Communication Scale (PACS): version for educators: an exploratory study in inclusive contexts in Northern Region
Autor(es)Marinho, Liliana Soraia Teixeira
Orientador(es)Cruz-Santos, Anabela
Palavras-chaveComunicação
Educação pré-escolar
Educadores
Escala
Rastreio
Communication
Educators
Preschool
Scale
Screening
Data2021
Resumo(s)A Educação Pré-Escolar é uma fase crucial de desenvolvimento e aprendizagem ao nível das competências comunicativas, sociais, linguísticas e cognitivas das crianças. O rastreio das competências comunicativas na educação Pré-Escolar, permitirá identificar sinais de alerta, identificar crianças em risco ou em atraso e intervir atempadamente de modo a evitar que as dificuldades se complexifiquem, aquando da transição para o 1º Ciclo do Ensino Básico. A finalidade deste estudo exploratório consiste em analisar os resultados da Escala de Comunicação para a Idade Pré--Escolar (ECIPE) – Versão para Educadores (Marinho & Cruz-Santos, 2019), constituída por três dimensões: Comunicação Funcional, Comunicação Social e Comunicação Académica (cada uma com oito itens), em crianças com 5 e 6 anos de idade, inseridas em contextos inclusivos, na Região Norte. A amostra deste estudo integrou 138 crianças, sendo 70 do género feminino e 68 do género masculino. Os resultados indicam que existem diferenças estatisticamente significativas em relação à variável - recursos humanos específicos no apoio à aprendizagem e inclusão, nomeadamente na influência nos resultados obtidos na dimensão da Comunicação Académica da Escala quando existe: i) apoio da Equipa Local de Intervenção (22 dos 24 itens), ii) apoio de Terapia Ocupacional (21 dos 24 itens), iii) apoio de Psicologia (19 dos 24 itens) e iv) apoio de Terapia da Fala (15 dos 24 itens). Ao nível da Forma de Comunicação analisada verificou-se que 86,7% das crianças usam Frases Completas, seguindo-se 10,9% que utilizam Frases Incompletas, reforçando a necessidade de sensibilização e formação dos educadores para o despiste precoce desta competência. Os comportamentos ao nível da Comunicação Funcional, Social e Académica devem ser um maior alvo de alerta, dos profissionais, das famílias, das direções dos estabelecimentos escolares, das políticas e orientações dos ministérios envolvidos na idade Pré-Escolar, uma vez que apresentaram resultados de frequência baixos. A confiabilidade da escala foi avaliada pelo Alpha de Cronbach, que apresentou um valor de .98 considerado muito bom (Field, 2013), sendo considerada um instrumento válido para o despiste de dificuldades comunicativas de crianças em idade Pré-Escolar. Este estudo comprova que a implementação de um rastreio ao nível da comunicação em crianças entre os 5 e 6 anos de idade, permitirá despistar possíveis dificuldades ao nível das competências comunicativas, contribuindo para uma intervenção precoce e eficaz.
Pre-School Education is a crucial phase of children's development and learning, in terms of communicative, social, linguistic and cognitive skills. The screening of children's communicative skills in preschool will allow the identification of warning signs, identify children at risk or to prevent the children's difficulties from becoming more complex with the transition to the 1st Cycle of Basic Education. The aim of this exploratory study is to analyze the results of the Preschool Age Communication Scale (PACS) - Version for Educators (Marinho & Cruz-Santos, 2019), consisting of three dimensions: Functional Communication, Social Communication and Academic Communication (each with eight items), in children aged 5 and 6 years, inserted in inclusive contexts, in the North Region. The sample of this study included 138 children, 70 females and 68 males.The results of this study indicate that there are significantly statistical differences in relation to the variable - specific human resources in support of learning and inclusion: i) Early Childhood Intervention (22 of the 24 items), ii) Occupational Therapy (21 out of 24 items), iii) Psychology (19 of the 24 items) and iv) Speech Therapy (15 of the 24 items), showing an influence of this variable on the children's performance, namely in the dimension of Academic Communication. At the level Form of Communication, 86.7% of children use "Complete Phrases", followed by 10.9% who use "Incomplete Phrases", reinforcing the need for awareness and training of educators for the early screening of this competence. The behaviors at the level of Functional, Social and Academic Communication should be a greater target of alert, from professionals, families, the directions of schools, the policies and orientations of the ministries involved in the preschool age since they presented low frequency results. The reliability of the scale was tested by Cronbach's Alpha, with a value of .98 considered very good (Field, 2013), being the scale considered a valid tool for the screening of communicative difficulties of preschool children. This study shows that the implementation of a screening for communication in children between 5 and 6 years of age will identify difficulties in communicative skills, contributing to early and effective intervention.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74048
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

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