Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74231

TítuloColaboração entre professores de educação especial e professores do ensino médio no apoio a alunos com necessidades educativas especiais no Recanto das Emas, Distrito Federal, Brasil
Outro(s) título(s)Collaboration between special education teachers and high school teachers in supporting students with special educational needs in Recanto das Emas, Federal District, Brazil
Autor(es)Araújo, Margaret Gonçalves
Orientador(es)Cruz-Santos, Anabela
Palavras-chaveColaboração
Educação especial
Ensino médio
Estudo quantitativo
Professores
Collaboration
Middle school
Quantitative study
Special education
Teachers
Data2021
Resumo(s)Analisar a colaboração existente entre os professores de Educação Especial e do Ensino Regular como pressuposto para a inclusão poderá contribuir para compreender os desafios atuais existentes nas salas regulares das escolas inclusivas. Este estudo tem como finalidade investigar a colaboração entre estes profissionais no processo de aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais do ensino médio da rede pública do Recanto das Emas, Distrito Federal. A amostra integrou 110 profissionais de três escolas, nomeadamente, do Centro Educacional 104, do Centro de Ensino Médio 111 e do Centro de Ensino Médio 804. O instrumento utilizado foi um questionário construído e adaptado para o Brasil por Rocha, Araújo e Cruz-Santos (2019), e distribuído online. Verifica-se que na amostra, o género feminino tem predominância (73,60%) na população das três escolas. No âmbito da formação continuada, 60% dos professores têm especialização e 62% são titulares das turmas regulares; 40,9% dos profissionais exercem as suas funções nas escolas entre 5 e 15 anos. Os resultados deste estudo indicam que os professores das escolas do Recanto das Emas consideram o processo de colaboração relevante: a) na elaboração de um plano de intervenção (81,8%), b) no encaminhamento do estudante para outros serviços (80,9%), c) para conhecer o desenvolvimento do estudante (80,6%), d) para trocar estratégias / metodologias com os colegas (80,6%), e) no crescimento profissional (80,2%), f) na colaboração entre os professores da educação regular com os professores do atendimento educacional especializado (78,2%). Os profissionais inqueridos também consideram que a gestão escolar é essencial para a colaboração (79,9%) e para o sucesso da inclusão (70,9%), tendo –se verificado que a função exercida pelos professores tem influência na importância atribuída por estes profissionais à colaboração como processo promotor do conhecimento do desenvolvimento do seu aluno. Os resultados deste estudo contribuem para que os gestores das escolas possam fomentar novas políticas educacionais e investir na formação continuada dos professores nas instituições onde exercem funções de forma a promover uma colaboração mais eficaz.
Analyzing the existing collaboration between teachers of Special Education and Regular Education as a prerequisite for inclusion may contribute to understand the current challenges that exist in the regular rooms of inclusive schools. Therefore, this study aims to investigate the collaboration between these professionals in the learning process of students with special educational needs in public schools in Recanto das Emas, Distrito Federal. The sample included 110 professionals from three schools, namely, Centro Educacional 104, Centro de Ensino Ensino 111 and Centro de Ensino Ensino 804. The instrument used was a questionnaire built and adapted for Brazil by Rocha, Araújo and Cruz-Santos (2019), and distributed online. It appears that in the sample, the female gender predominates (73.60%) in the population of the three schools. In the context of continuing education, 60% of teachers have specialization and 62% hold regular classes; 40.9% of professional’s work in schools between 5 and 15 years old. The results of this study indicate that teachers from schools in Recanto das Emas consider the collaboration process relevant: a) in the elaboration of an intervention plan (81.8%), b) in referring the student to other services (80.9 %), c) to learn about the student's development (80.6%), d) to exchange strategies / methodologies with colleagues (80.6%), e) professional growth (80.2%), f) in collaboration between regular education teachers and teachers in specialized educational services (78.2%). Professionals also consider that school management is essential for collaboration (79.9%) and for the success of inclusion (70.9%), having verified that the role exercised by teachers influences the importance attributed by them professionals to collaboration as a process that promotes knowledge of their student's development. The results of this study contribute so that school managers can foster new educational policies and invest in the continuous training of teachers in the institutions where they work in order to promote more effective collaboration.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo e Motor)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74231
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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