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TítuloO contributo da formação contínua para a mudança das práticas curriculares dos professores: um estudo exploratório no curso técnico integrado ao Ensino Médio
Outro(s) título(s)The contribution of Inservice Education to change teachers’ curriculum practices: An exploratory study in a Technical programme integrated in “Ensino Médio”
Autor(es)Cunha, Paulo César Lopes
Orientador(es)Flores, Maria Assunção
Palavras-chaveDesenvolvimento profissional
Formação contínua
Prática docente
Professores
Inservice education
Professional development
Teachers
Teaching practice
Data28-Mai-2021
Resumo(s)Esta dissertação se insere nas áreas temáticas referentes à formação contínua e ao desenvolvimento profissional docente, cuja problemática gira em torno da questão: Em que medida a formação contínua tem contribuído para a mudança das práticas curriculares dos professores? A investigação foi realizada num campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e os participantes são professores dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Este trabalho teve como objetivos: Identificar a frequência da participação dos docentes em ações de formação contínua; Compreender as experiências que os professores têm a respeito da formação contínua; Compreender o balanço que os professores fazem da formação contínua, particularmente no que se refere ao seu desenvolvimento profissional e à mudança das suas práticas; Analisar expectativas e necessidades de formação. Para o alcance dos resultados, realizou-se um estudo exploratório através da abordagem qualitativa. A técnica utilizada para a recolha dos dados foi a da entrevista. Esta investigação contou com a autorização dos participantes e respeitou os critérios éticos necessários. Cabe ressaltar que uma das limitações encontradas se centrou na dificuldade de recolha dos dados devido à pandemia ocasionada pela COVID-19. Diante disso, o cronograma foi alterado e as entrevistas ocorreram virtualmente (n= 10). Pela percepção dos professores participantes, constata-se que existe necessidade de formação continuada com frequência; que a carga horária no ensino é elevada, e, por isso, existe pouco tempo para o envolvimento em ações de formação. Os dados apontam para a necessidade de a Instituição criar um Programa de Formação Continuada mais efetivo, pois os entrevistados anseiam por mais formações que promovam a interdisciplinaridade entre as várias áreas de conhecimento. Dos dados recolhidos destaca-se ainda um conjunto de aspectos relacionados aos contextos profissional, pessoal e institucional que suscitam reflexões sobre a relevância e necessidade de se desenvolverem oportunidades de desenvolvimento profisisonal mais efetivas e orientadas para a mudança.
This dissertation deals with the issues of inservice education and professional development of teachers and revolves around the following research question: To what extent has inservice education of teachers contributed to change teachers’ curriculum practices? The study was conducted at a campus of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. The participants are teachers teaching in Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. This work aimed at identifying the frequency of inservice teacher education, understanding teachers’ experiences in inservice education, looking at teachers’ evaluation of thir inservice education, mainly in terms of professional development and the change in their curriculum practices and analyzing teachers’ expectations and needs. To chieve these goals, an exploratoty study was carried out using a qualitative design. The method for date collection was the interview. All of the participants agreed to take part in this study and all the ethical criteria were met. It is important to note that there were limitations in data collection as a result of the COVID-19 pandemic. As such the schedule of the activities was adjusted and all interviews were conducted virtually (n= 10). From teachers’ accounts it is possible to identify the need to undertake inservice education~on a regular basis and the workload as well as the lack to time to engage in inservice activities. Findins also point to te need to develop in the institution a more effective programme for inservice teacher education as the participants welcome more inservice activities aimed at promoting interdisciplinarity among various fields of knowledge. From the data a number of aspects also emerged which are related to personal, institutional and professional contexts that point to the relevance and need of developing opportunities for teacher professional development that are more effective and oriented towards change.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74296
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education
IE - Dissertações de mestrado

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