Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7442

TítuloFamília e aconselhamento parental: trajectórias de carreira saudáveis
Autor(es)Faria, Liliana
Pinto, Joana Carneiro
Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveAconselhamento parental
Desenvolvimento vocacional
Família
Data18-Out-2007
CitaçãoCONGRESSO FAMÍLIA, SAÚDE E DOENÇA, 2, Braga, Portugal, 2007 – “Modelos, investigação e prática em diversos contextos de saúde : actas”. Braga : IEP, 2007.
Resumo(s)Nas últimas duas décadas, o estudo da influência e do aconselhamento parental no âmbito da carreira sugere que a família influencia mais o desenvolvimento vocacional das crianças e adolescentes que a escola ou o grupo de pares (e.g., Pinto & Soares, 2001;Hartung, Porfeli, & Vondracek, 2005; Otto, 2000). O aconselhamento parental neste domínio é parte de um sistema multivariado da vida diária, denominado “influência do contexto familiar" (Bryant, Zvonkovic, & Reynolds, 2006), no seio do qual os pais influenciam os filhos e vice-versa (Kuczynski, Lollis, & Koguchi, 2003). Neste estudo avalia-se a adesão efectiva dos pais a tarefas de desenvolvimento vocacional dos filhos, traduzida quer pela comunicação entre pais e filhos e pelo tipo de actividades que realizam em conjunto ou que os pais proporcionam aos seus filhos, quer pelas expectativas dos pais quanto à realização escolar e profissional daqueles e pelo efeito dessa adesão em trajectórias de carreira saudáveis. O estudo adopta uma metodologia de análise qualitativa de entrevistas semiestruturadas a 106 pais de estudantes do 9º ano de escolaridade, segundo o método de Pinto e Soares (2000). Os resultados alcançados evidenciam a indispensabilidade dos psicólogos considerarem o trabalho com as famílias dos seus clientes e a necessidade de sensibilizar os pais para a comunicação e organização de um conjunto de iniciativas com os filhos (e.g., programas de formação sobre questões acerca do ensino e da aprendizagem; questões ligadas ao desenvolvimento pessoal, interpessoal e vocacional), de modo a promover trajectórias de carreira saudáveis.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7442
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Família e aconselhamento parental trajectórias de carreira saudáveis.pdfDocumento principal93,38 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID