Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74439

TítuloPerfis de participação das crianças em atividades quotidianas: Influência dos fatores género e estatuto socioeconómico
Autor(es)Oliveira, Vitor Hugo
Martins, Paula Cristina
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveAtividades diárias
Contexto ecológico
Desenvolvimento infantil
Lazer
Uso do tempo
DataOut-2021
EditoraDykinson
CitaçãoOliveira, V. H., Martins, P. C., Carvalho, G. S. (2021). Perfis de participação quotidiana das crianças em atividades quotidianas: Influência dos fatores género e estatuto socioeconómico. In Rodriguez, J. M. (ed.), Avances en Ciencias de la Educacion - Volumen I. Dykinson.
Resumo(s)O dia a dia das crianças em idade escolar é caracterizado pelo envolvimento em diferentes combinações de atividades desenvolvidas em casa, na escola ou na comunidade. Estas atividades quotidianas formam padrões de participação heterogéneos que expressam o quotidiano infantil nas suas multiplicidades. O desenvolvimento e bem-estar das crianças é influenciado por estas diferentes exposições a atividades quotidianas, mas a literatura disponível sobre perfis complexos de participação quotidiana das crianças e os efeitos exercidos por diversos fatores é ainda incipiente. Partindo de uma análise ecológica e centrada na pessoa, este estudo visa descrever os diferentes padrões de participação semanal em atividades quotidianas de crianças em idade escolar e examinar os seus correlatos ecológicos, particularmente como diferentes combinações de atividades quotidianas são influenciados pelo género da criança e estatuto socioeconómico da família. Participaram alunos do 3.º e 4.º ano de escolaridade (n = 209) do Norte e Centro de Portugal, e respetivos encarregados de educação, que preencheram questionários descrevendo o envolvimento das crianças em 23 atividades quotidianas (ex., brincar, atividades extracurriculares, tempo de ecrã, atividade física, sono, refeições em família, lazer criativo) e respetivas características sociodemográficas. Aos níveis de intensidade de participação semanal em cada categoria de atividades foi aplicada uma abordagem analítica centrada na pessoa, que preconiza a existência de subgrupos na população que partilham características sob um construto complexo e multifacetado. Os resultados indicam a existência de perfis de participação quotidiana distintos, e estes perfis representam diferentes níveis de exposição a oportunidades desenvolvimentais que variam de acordo com o género e o estatuto socioeconómico. Estes resultados são relevantes para uma melhor compreensão ecológica e desenvolvimental da vida quotidiana das crianças e têm implicações para intervenções que visem contribuir para o bem-estar infantil.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74439
ISBN978-84-1377-850-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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