Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7446

TítuloPromoção do desenvolvimento vocacional no ensino superior
Autor(es)Silva, Ana Daniela
Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveIdentidade vocacional
Género
Estudo de identidade
DataJun-2006
EditoraUniversidade de Aveiro. Departamento de Ciências da Educação
CitaçãoTAVARES, José [et al.], org. – “Simpósio Internacional de Activação do desenvolvimento psicológico : actas”. Aveiro : Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro, 2006.
Resumo(s)O estudo das características psicossociais dos estudantes do ensino superior tem sido considerado uma via importante para conhecer factores pessoais dos clientes da intervenção psicológica profiláctica naquele contexto educativo, permitindo desenvolver intervenções vocacionais mais sensíveis às suas necessidades (eg., Luzzo, 2000). O presente estudo contribui para este âmbito, identificando clusters de desenvolvimento psicossocial, numa população de 118 estudantes da Universidade do Minho [52,5%, 62 raparigas, com idades entre 21 e 44 anos (Midade=23,38; DPidade = 4,028), a frequentar, pela primeira vez, o último ano de licenciatura, nas áreas de Educação (17,8%), Artes e Humanidades (14,4%), Ciências Sociais, Comércio e Direito (44,1%), Ciências, Matemática e Informática (12,7%), Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção (10,2%) e Saúde e Protecção Social (0,8%), no ano lectivo de 2005-2006]. Para o efeito, foi realizada uma análise de relações simultâneas (K-mean clustering) entre os modos de identidade vocacional (Dellas Identity Status Inventory – Occupation, DISI-O; Dellas & Jernigan, 1981, adap. Taveira, 1986) e o sexo, a idade e a área de estudos dos alunos. Discute-se a integração dos resultados do presente estudo no desenvolvimento do “Seminário de Gestão Pessoal de Carreira”, da autoria e responsabilidade de técnicos do Serviço de Consulta Psicológica Vocacional da Universidade do Minho. Este Seminário visa ajudar finalistas das licenciaturas da Universidade do Minho a desenvolver uma visão positiva sobre a sua carreira, a determinar objectivos futuros para a sua vida académica e profissional e a ensaiar, de modo protegido, a execução de tais objectivos, a partir de um plano integrado e reflectido de acção. Os dados apresentados nesta comunicação são parte integrante de um estudo mais alargado que pretende contribuir para compreender de que modo mulheres e homens constroem os seus percursos de carreira no ensino superior e, desta forma, ajudar a definir as condições e critérios necessários para assegurar a eficácia e qualidade das intervenções de carreira naquele contexto educativo.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7446
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
texto aveiro.pdfDesenvolvimento Vocacional no Ensino Superior39,06 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID