Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/7447

TitleA construção e desenvolvimento da carreira no ensino superior: o uso de inventários e da grelha de repertório
Other titlesCareer construction and development in higher education: the use of inventories and the repertory grid
Author(s)Silva, Ana Daniela
Taveira, Maria do Céu
Fernandes, Eugénia M.
KeywordsCarreira
Avaliação
Ensino superior
Issue dateOct-2006
PublisherPsiquilíbrios Edições
CitationMACHADO, Carla [et al.], coord. – “Avaliação psicológica : formas e contextos : actas da Conferência Internacional Avaliação Psicológica, 11, Braga, Portugal, 2006”. Braga : Psiquilibrios, 2006. ISBN 978-972-98052-7-1.
Abstract(s)Apresentam-se e discutem-se os resultados de um estudo que pretende avaliar os processos de construção e desenvolvimento de carreira em estudantes do Ensino Superior. A amostra, representativa dos alunos finalistas da Universidade do Minho, é constituída por 118 estudantes [52,5%, 62 raparigas, com idades entre 21 e 44 anos (Midade=23,38; DPidade = 4,028), a frequentar, pela primeira vez, o último ano de licenciatura, nas áreas de Educação (17,8%), Artes e Humanidades (14,4%), Ciências Sociais, Comércio e Direito (44,1%), Ciências, Matemática e Informática (12,7%), Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção (10,2%) e Saúde e Protecção Social (0,8%), no ano lectivo de 2005-2006]. Para além da recolha de dados de identificação sócio-demográfica e de projecção na carreira, foi utilizado um inventário, o Dellas Identity Status Inventory–Occupation (DISI-O; Dellas e Jernigan, 1981, adap. de Taveira, 1986) para avaliar os modos de construção de identidade de carreira e uma original Grelha de Repertório da Carreira, para avaliar a relação estabelecida pelos estudantes entre construtos, aspectos identitários e figuras determinantes da construção da sua identidade e percursos de carreira. Discute-se, com base nos resultados obtidos, a pertinência do uso dos instrumentos e método de medida utilizados, na avaliação do desenvolvimento da carreira no ensino superior.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7447
ISBN978-972-98052-7-1
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Livros de atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliação Psicológica UM.pdfA construção e desenvolvimento da carreira no ensino superior: o uso de inventários e da grelha de repertório63,82 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID