Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7447

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ana Daniela-
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céu-
dc.contributor.authorFernandes, Eugénia M.-
dc.date.accessioned2008-01-09T17:52:46Z-
dc.date.available2008-01-09T17:52:46Z-
dc.date.issued2006-10-
dc.identifier.citationMACHADO, Carla [et al.], coord. – “Avaliação psicológica : formas e contextos : actas da Conferência Internacional Avaliação Psicológica, 11, Braga, Portugal, 2006”. Braga : Psiquilibrios, 2006. ISBN 978-972-98052-7-1.eng
dc.identifier.isbn978-972-98052-7-1-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/7447-
dc.description.abstractApresentam-se e discutem-se os resultados de um estudo que pretende avaliar os processos de construção e desenvolvimento de carreira em estudantes do Ensino Superior. A amostra, representativa dos alunos finalistas da Universidade do Minho, é constituída por 118 estudantes [52,5%, 62 raparigas, com idades entre 21 e 44 anos (Midade=23,38; DPidade = 4,028), a frequentar, pela primeira vez, o último ano de licenciatura, nas áreas de Educação (17,8%), Artes e Humanidades (14,4%), Ciências Sociais, Comércio e Direito (44,1%), Ciências, Matemática e Informática (12,7%), Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção (10,2%) e Saúde e Protecção Social (0,8%), no ano lectivo de 2005-2006]. Para além da recolha de dados de identificação sócio-demográfica e de projecção na carreira, foi utilizado um inventário, o Dellas Identity Status Inventory–Occupation (DISI-O; Dellas e Jernigan, 1981, adap. de Taveira, 1986) para avaliar os modos de construção de identidade de carreira e uma original Grelha de Repertório da Carreira, para avaliar a relação estabelecida pelos estudantes entre construtos, aspectos identitários e figuras determinantes da construção da sua identidade e percursos de carreira. Discute-se, com base nos resultados obtidos, a pertinência do uso dos instrumentos e método de medida utilizados, na avaliação do desenvolvimento da carreira no ensino superior.eng
dc.language.isoporeng
dc.publisherPsiquilíbrios Ediçõeseng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectCarreiraeng
dc.subjectAvaliaçãoeng
dc.subjectEnsino superioreng
dc.titleA construção e desenvolvimento da carreira no ensino superior: o uso de inventários e da grelha de repertórioeng
dc.title.alternativeCareer construction and development in higher education: the use of inventories and the repertory grideng
dc.typeconferencePapereng
dc.peerreviewedyeseng
Aparece nas coleções:CIPsi - Livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Avaliação Psicológica UM.pdfA construção e desenvolvimento da carreira no ensino superior: o uso de inventários e da grelha de repertório63,82 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID