Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/74560
Título: | A moda como forma de arte: proposta para uma plataforma de comunicação de moda, arte e cultura: revista “The Untitled” |
Autor(es): | Magalhães, Joana Malta |
Orientador(es): | Cunha, Joana Providencia, B |
Palavras-chave: | Moda Arte contemporânea Cultura Revista online Plataforma de comunicação Fashion Contemporary art Culture Online magazine Communication platform |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | O tema central deste trabalho é a idealização de uma plataforma, preferencialmente online, que
conjuga três áreas distintas, mas ligadas entre si, nomeadamente, a moda, a arte e a cultura. Com aquele
fim, de criar uma plataforma de comunicação, apresentamos os diferentes estágios necessários para lá
chegar, mas não sem antes percorrermos algumas outras plataformas, designadamente, pela análise de
revistas, que, sem dúvida, nos influenciaram.
Sabemos que a moda é volátil, transforma-se e evolui com a sociedade. E a melhor forma de
transmitir essas mudanças é através das plataformas de comunicação. É, pois, essa a nossa intenção com
este trabalho, revelar essas mudanças e aceitá-las, tomando-as como inspiração e referência, mas idealizando
algo novo, diferente e dinâmico ao introduzir a arte e a cultura num mundo já muito vivido como é o da moda.
Foi a isso que nos propusemos e foi isso que criamos, uma plataforma de moda, arte e cultura, sem
rótulos, acessível a todos. A intenção é num futuro próximo este protótipo que aqui apresentamos se traduza
numa realidade, numa verdadeira e publicada revista de moda, arte e cultura, que qualquer pessoa possa
comprar e apreciar, ultrapassando-se, assim, um vazio há muito existente na nossa imprensa, em que a
moda, a arte e a cultura se ligam e se tornam uma. Para que assim se veja a Moda como verdadeira forma
de Arte. The central theme of this work is the idealization of a platform, preferably online, which combines three distinct areas, but linked together, namely, fashion, art and culture. To that end, to create a communication platform, we present the different stages necessary to get there, but not without first going through some other platforms, namely, through the analysis of magazines, which undoubtedly influenced us. We know that fashion is volatile, it changes and evolves with society. And the best way to communicate these changes is through communication platforms. It is, therefore, our intention with this work, to reveal these changes and accept them, taking them as inspiration and reference, but idealizing something new, different and dynamic when introducing art and culture in a world that is already very lived as it is the fashion world. That's what we set out to do and that's what we created, a fashion, art and culture platform, without labels, accessible to everyone. The intention is that in the near future this prototype that we present here will translate into a reality, in a true and published fashion, art and culture magazine, that anyone can buy and appreciate, thus overcoming a vacuum that has long existed in our press, in which fashion, art and culture connect and become one. So that fashion is seen as a true art form. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74560 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana Malta Magalhaes.pdf | Dissertação de mestrado | 4,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |