Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/74571
Título: | O papel do design na comunicação de moda: uma análise aos discursos visuais das semanas da moda |
Autor(es): | Silva, Matilde Granja da |
Orientador(es): | Carvalho, Helder Providencia, B |
Palavras-chave: | Comunicação de moda Design de comunicação Design gráfico Semanas da moda Fashion communication Communication design Graphic design Fashion weeks |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | A dissertação que aqui se anuncia parte do pressuposto e da convicção de que a moda
e o vestuário são fenómenos que contam histórias e que, também, são contados a partir
de histórias. A par da linguagem verbal, os discursos visuais assumem-se como um pilar
fundamental na construção dessas narrativas, através de estímulos que apelam a uma
reação emocional e abrem novas e múltiplas possibilidades de comunicação. As mensagens
veiculadas na comunicação visual estão indubitavelmente sujeitas a análises subjetivas
e, nesse sentido, a semiótica oferece as ferramentas essenciais que fundamentam e
iluminam esse exercício interpretativo, salientando a importância do signo, do sujeito e do
contexto na análise de uma imagem. Assim sendo, o design de comunicação é um recurso
essencial na comunicação de um produto de moda, sendo responsável pela partilha de
mensagens, ideias, valores e sensações que agregam valor à sua comunicação. Ao longo
desta dissertação, a importância do design de comunicação para a moda é validada com
recurso a exemplos práticos que aliam estas duas áreas fundamentais do conhecimento,
quer na sua produção como na sua promoção.
As semanas da moda são momentos importantes na vida da indústria. As coleções
apresentadas em passerelle atraem a atenção dos media internacionais e dos grandes
agentes da indústria e, nesse sentido, são uma plataforma que oferece a oportunidade
aos designers de expressarem as suas ideias, convicções, valores e ambições em relação
à moda e ao mundo. As diferenças do ponto de vista social, cultural e económico entre
os vários países que as organizam, transformam as semanas da moda numa mostra que
reflete essa complexidade e diversidade. Essa pluralidade de abordagens é refletida na
sua comunicação, em especial nos seus discursos visuais e, por essa razão, oferece
uma valiosa oportunidade de análise do ponto de vista sociológico e académico. Nesta
dissertação, é feita uma análise à comunicação visual de diferentes semanas da moda,
tais como: Paris, Milão, Nova Iorque, Londres, Budapeste, Seoul, Melbourne e o Portugal
Fashion, que se procurou sustentar e ancorar através dos conceitos e metodologias
apresentados no quadro referencial teórico. The dissertation announced here is based on the assumption and conviction that fashion and clothing are a phenomena that tell stories and that are also told from stories. Along with verbal language, visual discourses are assumed to be a fundamental pillar in the construction of these narratives, through inputs that appeal to an emotional reaction and open up new and multiple communication possibilities. The messages conveyed in visual communication are undoubtedly subject to subjective analysis and, in this sense, semiotics offers the essential tools that underlie and illuminate this interpretive exercise, emphasizing the importance of the sign, the subject, and the context in the analysis of an image. Therefore, communication design is an essential resource in the communication of a fashion product, being responsible for sharing messages, ideas, values, and sensations that add value to your communication. Throughout this dissertation, the importance of communication design for fashion is validated using practical examples that combine these two fundamental areas of knowledge, both in their production and in their promotion. Fashion weeks are important moments in the life of the industry. The collections presented on the catwalk attract the attention of international media and major industry players and, in this sense, are a platform that offers designers the opportunity to express their ideas, convictions, values, and ambitions concerning fashion and the world. Differences from a social, cultural, and economic point of view between the various countries that organize them, transform fashion weeks into a show that reflects this complexity and diversity. This plurality of approaches is reflected in his communication, especially in his visual speeches, and, for this reason, offers a valuable opportunity for analysis from a sociological and academic point of view. In this dissertation, an analysis is made of the visual communication of different fashion weeks, such as Paris, Milan, New York, London, Budapest, Seoul, Melbourne, and Portugal Fashion, which sought to support and anchor through the concepts and methodologies presented in the theoretical referential framework. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design e Comunicação de Moda |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74571 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Matilde Granja da Silva.pdf | Dissertação de mestrado | 6,86 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |