Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74721

TítuloRetratos e relatos do/no feminino: leituras intermediais a partir de Maria Teresa Horta e Yolanda Castaño
Outro(s) título(s)Portraits and Reports of/in the feminine: intermedial readings from Maria Teresa Horta and Yolanda Castaño
Autor(es)Ribeiro, Eunice
Núñez Sabarís, Xaquín
Tavares, Daniel
Palavras-chaveAnunciação
Arte religiosa
Arte contemporânea
Corpo
Feminilidade
Identidade feminina
Maria Teresa Horta
Yolanda Castaño
Annunciation
Religious art
Contemporary art
Body
Femininity
Feminine identity
Data2021
EditoraUniversidade de Coimbra. Faculdade de Letras. Centro de Literatura Portuguesa
RevistaRevista de Estudos Literários
Resumo(s)A partir de uma perspetiva ibérica, mais concretamente galego-portuguesa, propomos neste ensaio uma leitura dialogante da poesia de mulheres-poetas do nosso século que nos oferecem uma visão outra do feminino e da identidade feminina, pondo em jogo uma determinada teologia da feminilidade a par de conceitos que convocam de modo explícito a representação do corpo: Anunciações (2016), da escritora portuguesa Maria Teresa Horta, um romance em verso que reescreve o encontro bíblico entre a Virgem e Gabriel; e O libro da egoísta (2003) da jovem escritora galega Yolanda Castaño, uma obra que integra códigos literários e audiovisuais e onde a reflexão sobre a identidade se desdobra e se multiplica, devolvendo uma imagem construída entre o eu mais íntimo e a perceção pública da autora.
From an Iberian perspective, a Galician-Portuguese one, more specifically, the aim of this essay is a dialogical reading of the poetry of women-poets of our century who propose a different view of the feminine and of feminine identity, putting into play a certain theology of femininity, alongside concepts that explicitly call for the representation of the body: Anunciações [Annunciations] (2016), by the Portuguese writer Maria Teresa Horta, a novel in verse that rewrites “with all the senses” the biblical encounter between the Virgin and the Angel; and O libro da egoísta [The Selfish Woman´s Book] (2003) by the young Galician poet Yolanda Castaño, a work that integrates literary and audiovisual codes and where the reflection on identity unfolds and multiplies, returning an image built between the most intimate self and the public perception of the writer.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74721
DOI10.14195/2183-847X_11_7
ISSN2182-1526
e-ISSN2183-847X
Versão da editorahttps://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/10447
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2021-Retratos femenino.pdf266 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID