Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74807

TítuloValidação de checklists por peritos da fala para identificação de riscos das perturbações de linguagem para educadores da infância
Outro(s) título(s)Validation of checklists by speech experts to identify language disorders risks for kindergarten teachers
Autor(es)Aguiar, Aliaska Pereira
Carvalho, Graça Simões de
Herrera, Simone Aparecida Lopes
Editor(es)Oliveira, A.C.
Oliveira, N.
Palavras-chaveDesenvolvimento de linguagem
Educadores de infância
Checklist
Educators
Child language
Data2021
EditoraAtena Editora
CitaçãoAguiar, A., Carvalho, G.S. & Herrera, S.A.L. (2021). Validação de checklists por peritos da fala para identificação de riscos das perturbações de linguagem para educadores da infância. In: A.C. Oliveira & N. Oliveira (Eds.), Educação enquanto fenômeno social: Democracia e emancipação humana. Ponta Grossa: Atena Editora, pp. 236-246
Resumo(s)A linguagem revela o progresso cognitivo infantil, a identificação precoce é imperiosa com checklists que identifiquem riscos de alerta e os marcos discriminativos para a alerta dos educadores de infância na identificação antecipada das perturbações linguísticas. A validação dos checklists para identificação de riscos de alerta para educadores para as faixas dos 3, 4 e 5 anos seguiu em etapas. Etapa 1 – Análise: Preparação da versão preliminar. Etapa 2 – Revisão e adequação a partir das sugestões. Etapa 3 – Avaliação dos peritos. O objetivo foi a validação por peritos da fala no conteúdo, forma dos itens, clareza, compreensibilidade e adequação. Esta medida forneceu informação empiricamente sustentada sobre o desenvolvimento linguístico com base nos indicadores dos quatro subsistemas da linguagem. Para cada checklist os peritos responderam a cada um dos quatro critérios, que indicaram S (sim) ou N (não) assim classificaram cada item;1. Adequação para identificação de risco na faixa etária.2. Relevância de risco de alerta.3. Clareza do item.4. Marco Discriminativo. Na sequência ocorreram reformulações, acréscimos e retiradas sucessivas de itens, com informações claras para aplicação e os conteúdos aplicáveis para a tipicidade da linguagem no contexto educacional. As considerações dos peritos foram executadas e os itens insatisfatórios foram realçados para atenderem a versão final do construto. Assim sendo, as metodologias qualitativas e quantitativas de análise dos peritos, consultadas com instrumentos na literatura e por especialistas da área asseguraram a validade das dimensões da linguagem que compõem os checklists. Concluiu-se, que os checklists identificam precocemente a linguagem, promovem a comunicação em pré-escolares e a participação dos educadores no desenvolvimento da linguagem. Uma vez que os contextos educacionais são cenários que incentivam a participação da criança em situações de comunicação e devem ser monitorados por instrumentos de vigilância para atuação na prevenção da saúde infantil.
Language reveals children’s cognitive progress, early identification is imperative with checklists that identify alert risks and discriminative milestones for alerting kindergarten teachers in the early identification of language disorders. The validation of checklists for identifying warning risks for educators for the age groups of 3, 4 and 5 years was carried out in stages. Step 1 – Analysis: Preparation of the preliminary version. Step 2 – Review and adaptation based on suggestions. Step 3 – Expert assessment. The objective was the validation by experts of speech in content, form of items, clarity, understandability and adequacy. This measure provided empirically supported information on linguistic development based on the indicators of the four language subsystems. For each checklist, the experts answered each of the four criteria, which indicated Y (yes) or N (no) as they classified each item;1. Adequacy for risk identification in the age group.2. Alert risk relevance.3. Clarity of item.4. Discriminatory Framework. Subsequently, there were successive reformulations, additions and removals of items, with clear information for application and the contents applicable to the typical nature of the language in the educational context. Expert considerations were carried out and unsatisfactory items were highlighted to meet the final version of the construct. Therefore, the qualitative and quantitative methodologies of analysis by experts, consulted with instruments in the literature and by specialists in the field, ensured the validity of the dimensions of language that make up the checklists. It was concluded that checklists identify language early, promote communication in preschoolers and the participation of educators in language development. Since educational contexts are scenarios that encourage children’s participation in communication situations and must be monitored by surveillance instruments to act in the prevention of child health.
TipoCapítulo de livro
DescriçãoDOI (livro) 10.22533/at.ed.468211611
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74807
ISBN978-65-5983-652-9
Versão da editorahttps://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4589
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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