Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74884

TítuloProject-Based Learning: implementação no primeiro ano de um curso de Engenharia
Autor(es)Alves, Anabela Carvalho
Fernandes, Sandra
Moreira, Francisco
Lima, Rui M.
Carvalho, José Dinis Araújo
Sousa, Rui M.
Mesquita, Diana
Hattum, Natascha Janssen Van
Data11-Nov-2021
EditoraUMinho Editora
Resumo(s)As instituições de ensino superior estão cada vez mais preocupadas com a necessidade de implementar práticas de ensino e de aprendizagem centradas no estudante. Os métodos tradicionais de ensino, baseados exclusivamente em aulas expositivas, têm se revelado pouco eficazes para promover o desenvolvimento e formação global dos nossos estudantes. As crescentes exigências do mercado de trabalho, que procuram um perfil profissional não só baseado em competências técnicas de uma determinada área de conhecimento, mas antes uma variedade de competências transversais, como o trabalho em equipa, a resolução de problemas, a responsabilidade, gestão do tempo, criatividade, inovação, resiliência, etc. exigem que as universidades se aproximem da realidade e prática profissional dos futuros graduados, criando oportunidades para a cooperação e desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Adicionalmente, a estrutura tradicional de organização em disciplinas que as isola em si mesmo e que não permitem ao aluno ter uma visão sistémica dos problemas, visão esta tão necessária no contexto profissional, requer mudanças ou abordagens que obriguem o aluno a ter esta visão sistémica e holística. Este livro apresenta a metodologia de Project-based Learning (PBL) ou Aprendizagem baseada em Projeto, desde a sua fase de preparação até à sua implementação num curso de Engenharia. Nesse sentido, visa constituir-se como um recurso de apoio a todos os interessados em implementar PBL, nos seus contextos de ensino e de aprendizagem. Apresenta uma descrição detalhada das etapas e procedimentos necessários para a preparação, definição, arranque, execução e finalização do processo PBL, partindo da realidade de um contexto concreto, nomeadamente, o curso de Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI), da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Portugal.
TipoLivro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74884
e-ISBN978-989-8974-26-6
DOI10.21814/uminho.ed.26
Versão da editorahttps://doi.org/10.21814/uminho.ed.26
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:UMinho Editora - Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Project-Based Learning_ebook.pdf29,44 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID