Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75020

TítuloConhecer a loba
Autor(es)Ferreira, Luís Gonçalves
Data30-Out-2020
CitaçãoFerreira, Luís Gonçalves. «Conhecer a Loba». Em VESTE: Vestir a corte: traje, género e identidade(s). Linhas com que coser, 30 de Outubro de 2020.
Resumo(s)Conhece a Loba? Veste talar larga, ampla, fechada e sem mangas, de uso exterior que pendia sobre os ombros até ao tornozelo e podia cingir-se na cinta. A loba podia ser aberta ou cerrada, conforme tivesse aberturas laterais (“maneiras”) na altura das ilhargas por onde se podiam descobrir os braços. No final da Idade Média e no decurso da primeira metade do século XVI, usava-se como peça de indumentária civil, associada a cerimónias públicas, honoríficas ou de luto. Por alterações decorrentes do processo de moda ao longo da Idade Moderna, evidenciou-se como traje do clero secular e dos estudantes portugueses. Diversas pragmáticas e constituições sinodais deste período limitavam o uso de vestes compridas a homens com determinadas profissões intelectuais de grande prestígio social, como padres, professores universitários e juízes desembargadores.
TipoOutro
DescriçãoPublicado em: "VESTE: Vestir a corte: traje, género e identidade(s). Linhas com que coser". VESTE é um projeto de investigação sobre a história e as culturas da moda em Portugal no período moderno. Alojado no CHAM - Centro de Humanidades / NOVA FCSH.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75020
Versão da editorahttps://vestenovafcsh.wixsite.com/website/linhas-com-que-coser
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:Lab2PT - Artigos
Lab2PT - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VersaaoAcademia.pdf2,13 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID