Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/75260

TitleO papel do supervisor na formação inicial de professores: um estudo de caso numa instituição de ensino superior em Angola
Other titlesThe supervisor’s role in initial teacher education: a case study in a higher education institution in Angola
Author(s)António, Osvaldino Wilson Mweleyavo
Advisor(s)Vieira, Flávia
KeywordsAngola
Estágio
Formação inicial de professores
Papel do supervisor
Vivências da supervisão
Initial teacher education
Practicum
Supervisor’s role
Supervisory experience
Issue date21-May-2021
Abstract(s)As práticas supervisivas determinam, em grande medida, a natureza e o impacto do estágio na formação inicial de professores, o que implica problematizar o papel do supervisor. Essa foi a finalidade central do presente estudo de caso, realizado no Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza-Sul, da Universidade Katyavala Bwíla (Angola). O estudo incidiu no papel dos supervisores da instituição, designados por “professores acompanhantes”, com os seguintes objetivos de investigação: (1) compreender a experiência supervisiva dos professores acompanhantes relativamente às funções da supervisão, às atividades de supervisão, ao desenvolvimento das competências dos estagiários, ao desenvolvimento das capacidades de supervisão, ao processo supervisivo e às práticas pedagógicas nas instituições escolares; (2) compreender a natureza das estratégias de supervisão dos professores acompanhantes e o seu impacto no desenvolvimento profissional dos futuros professores e na inovação das práticas escolares; (3) identificar dificuldades e constrangimentos da ação supervisiva dos professores acompanhantes; (4) identificar medidas para o aperfeiçoamento da ação supervisiva dos professores acompanhantes. O estudo enquadra-se num paradigma interpretativo da investigação educacional e implicou o recurso ao inquérito por questionário e entrevista, envolvendo os professores acompanhantes de cinco cursos, alguns dos quais desempenhavam a função de coordenação do estágio, e o chefe de Secção de Apoio às Práticas e Estágios Pedagógicos. Os resultados refletem conceções de supervisão de orientação reflexiva e voltadas para a inovação pedagógica, embora sejam identificados constrangimentos à atuação supervisiva e sejam apontadas medidas de melhoria, com incidência nas condições de trabalho dos professores acompanhantes, na formação dos supervisores e na articulação ISCED-Escolas. Outras dificuldades resultam de uma tradição transmissiva no ensino, de condições precárias do trabalho pedagógico nas escolas e de lacunas na preparação prévia dos estagiários. O estudo realça a importância das vozes dos atores da supervisão como base da construção de um conhecimento situado que seja motor de reflexão e mudança, apontando a necessidade de expandir a discussão e a investigação sobre a formação inicial de professores em Angola.
Supervisory practices determine, to a large extent, the nature and impact of the practicum in initial teacher education, which implies problematizing the role of the supervisor. This was the central purpose of the present case study, carried out at the Higher Institute of Educational Sciences of Cuanza-Sul, of the Katyavala Bwíla University (Angola). The study focused on the role of the institutional supervisors, known as 'accompanying professors', with the following research objectives: (1) to understand the supervisory experience of accompanying professors in relation to supervisory functions, supervisory activities, developing the student teachers’ competences, developing supervisory skills, the supervisory process and teaching practices in schools; (2) to understand the nature of the accompanying teachers’ supervisory strategies and their impact on the professional development of future teachers and on the innovation of school practices; (3) to identify difficulties and constraints in the supervisory action of accompanying teachers; (4) to identify measures to improve the supervisory action of accompanying teachers. The study fits into an interpretative paradigm of educational research, entaling the use of a questionnaire and interviews, and the participation of the accompanying teachers of five programmes of the institution, some of which coordinated the practicum, and the head of the Support Section for Pedagogical Practices and the Practicum. The results reflect conceptions of supervision with a reflective orientation and focused on pedagogical innovation. However, contextual constraints to supervisory practices are also identified, along with improvement measures, namely regarding the working conditions of accompanying teachers, the training of supervisors, and the articulaton between the ISCED and Schools. Other difficulties result from a transmission-oriented tradition in teaching, precarious conditions of pedagogical work in schools, and gaps in the student teachers' prior preparation. The study highlights the importance of the voices of supervisory actors as the basis for the construction of situated knowledge that can instigate reflection and change, pointing out the need to expand discussion and research on pre-service teacher education in Angola.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Supervisão Pedagógica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75260
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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