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dc.contributor.authorRibeiro, Iara Margolispor
dc.contributor.authorProvidencia, Bpor
dc.contributor.authorCorreia, Walter F. M.por
dc.date.accessioned2022-01-06T17:40:34Z-
dc.date.available2022-01-06T17:40:34Z-
dc.date.issued2021-12-27-
dc.identifier.citationMargolis Ribeiro, I., Providência, B., & Franklin Marques Correia , W. (2021). Uma abordagem sobre a hedonomia e o usuário . Design E Tecnologia, 11(23), 93-105. https://doi.org/10.23972/det2021iss23pp93-105por
dc.identifier.issn2178-1974-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/75275-
dc.description.abstractMuito tem-se falado sobre como atender necessidades de usuários e satisfazê-los (em um espectro mais amplo), ante a tamanha distribuição tecnológica, em um mundo altamente conectado e competitivo. De forma não equânime a tal fato, os estudos ainda não apontam a uma direção segura e eficiente de qual o melhor caminho a seguir. Em design, a hedonomia vem tomando forma como um tema emergente que busca o prazer do usuário nos artefatos. Ela aparece como um caminho para o estudo de formas de como promover satisfação ou prazer no relacionamento ou interação com a tecnologia. Neste espectro, o presente artigo se debruça sobre uma análise dos sentimentos de grupos distintos de usuários para o maior entendimento da hedonomia na presença da funcionalidade, da usabilidade, da segurança e da experiência prazerosa diante de serviços, no caso mais específico com alunos de graduação do ensino superior. Foram abordados três grupos distintos (ligados a áreas de Humanas, Saúde e Ciências Exatas) totalizando 73 entrevistados. As pesquisas se pautaram em entrevistas qualitativas, embasadas no maior entendimento do que é o prazer na perspectiva dos alunos de ensino superior e na análise da pirâmide das hierarquias da ergonomia para a hedonomia, sugerida por Hancock, Pepe e Murphy (2005). Chegou-se à conclusão de que o uso do serviço evoca sentimentos positivos e negativos e que a configuração da pirâmide da hedonomia deve ser questionada uma vez que há parâmetros situacionais, contextuais e de percepção, tornando-a dinâmica. Ao final do trabalho sugere-se um ciclo de valor diante da pirâmide e algumas reflexões do tema.por
dc.description.abstractMuch has been said about how to meet users' needs and satisfy them (in a broader spectrum), in the face of such a great technological distribution in a highly connected and competitive world. In a non-equal way to this fact, the studies still don't point to a safe and efficient direction of which is the best way to follow. In design, hedonomy has been taking shape as an emerging theme that seeks the user's pleasure in artifacts. It appears as a way to study ways to promote satisfaction or pleasure in the relationship or interaction with technology. In this spectrum, this paper focuses on an analysis of the feelings of distinct groups of users for a better understanding of hedonomy in the presence of functionality, usability, security, and the pleasurable experience with services, in this case specifically with undergraduate students. Three distinct groups were approached (connected to the Humanities, Health, and Exact Sciences), totaling 73 interviewees. The research was based on qualitative interviews, based on a better understanding of what pleasure is from the perspective of higher education students and on the analysis of the pyramid of ergonomic hierarchies for hedonomics, suggested by Hancock, Pepe and Murphy (2005). The conclusion was reached that the use of the service evokes positive and negative feelings and that the configuration of the pyramid of hedonomy should be questioned since there are situational, contextual and perception parameters, making it dynamic. At the end of the paper a value cycle is suggested in view of the pyramid and some reflections on the theme.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Designpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHedonomiapor
dc.subjectHierarquia de valorpor
dc.subjectSentimentos percebidospor
dc.subjectDesign emocionalpor
dc.subjectQualidade percebidapor
dc.subjectHedonomypor
dc.subjectHierarchy of valuepor
dc.subjectPerceived feelingspor
dc.subjectEmotional designpor
dc.subjectPerceived qualitypor
dc.titleUma abordagem sobre a hedonomia e o usuáriopor
dc.title.alternativeAn approach to hedonomic and the userpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/913/326por
oaire.citationStartPage93por
oaire.citationEndPage105por
oaire.citationIssue23por
oaire.citationVolume11por
dc.identifier.doi10.23972/det2021iss23pp93-105por
dc.subject.fosHumanidades::Outras Humanidadespor
sdum.journalDesign & Tecnologiapor
oaire.versionVoRpor
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