Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/75342
Título: | Crenças acerca de Criatividade: mitos ou verdades? Apresentação de uma escala de avaliação |
Outro(s) título(s): | Beliefs about Creativity: myths or truths? An evaluation scale Creencias sobre la Creatividad: ¿mitos o verdades? Presentación de una escala de evaluación |
Autor(es): | Morais, Maria de Fátima Azevedo, Ivete Martins, Fernanda |
Palavras-chave: | Criatividade Contexto educativo Crenças Escala de avaliação Creativity Beliefs Rating scale Educational context Creatividad Creencias Escala de valoración Contexto educativo |
Data: | 2021 |
Editora: | Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS) |
Revista: | Revista Ibero-americana de Criatividade e Inovação |
Citação: | Morais, M. F., Azevedo, I. & Martins, F. (2021). Revista Ibero-Americana de Criatividade e Inovação/Iberoamerican Journal of Creativity and Innovation, 2 (4), 184-197 |
Resumo(s): | O estudo da criatividade é, atualmente, da maior relevância; porém, persistem mitos acerca de criatividade e da pessoa criativa em diferentes populações, nomeadamente na Educação. Deste modo, é pertinente a construção de instrumentos de avaliação sobre a presença de crenças corretas e erradas, nomeadamente em contexto educativo, uma vez que não haverá ações corretas baseadas em falsas conceções. Face à escassez de instrumentos que avaliem as crenças, verdadeiras e falsas, face aos conceitos de criatividade e de professor e aluno criativos, desenvolveu-se, neste estudo, a criação e validação em Portugal da Escala de Crenças sobre Criatividade em Contexto Educativo (ECC-CE) 25 itens/frases25 iconstituída por 25 itens. Utilizou-se uma amostra de 390 participantes. A análise fatorial verificou a existência de dois fatores (mitos e conceções corretas) com boa consistência interna, obtendo-se alphas de Cronbach de 0,84 e 0,76. Este instrumento apresenta boas qualidades psicométricas, podendo contribuir para futuras investigações e práticas nesta área The study of creativity is currently of the greatest relevance; however, myths persist about creativity and the creative person in different populations, namely in Education. Thus, it is pertinent to build assessment instruments about the presence of correct and wrong beliefs, specially in the educational context, since there will be no correct actions based on false conceptions. In view of the scarcity of instruments to assess beliefs, true and false beliefs, in view of the concepts of creativity and creative teacher and student, this study designed and validated in Portugal the Scale of Beliefs on Creativity in the Educational Context (ECC-CE) consisting of 25 items. A sample of 390 participants was used. Factor analysis verified the existence of two factors (myths and correct beliefs) with good internal consistency with Cronbach's Alphas of .84 and .76. The instrument has good psychometrical qualities and can contribute to future investigations and practices. El estudio de la creatividad es actualmente de gran relevancia; sin embargo, persisten mitos sobre la creatividad y la persona creativa en diferentes poblaciones, es decir, en Educación. Por tanto, es pertinente construir instrumentos de evaluación sobre la presencia de creencias correctas e incorrectas, es decir, en un contexto educativo, ya que no habrá acciones correctas basadas en concepciones falsas. En vista de la escasez de instrumentos para evaluar creencias, en vista de los conceptos de creatividad y de maestro y estudiante creativos, este estudio desarrolló y validó en Portugal la Escala de Creencias sobre Creatividad en un Contexto Educativo (ECC-CE) compuesta por 25 ítems. Se utilizó una muestra de 390 participantes. El análisis factorial verificó la existencia de dos factores (mitos y creencias corretas) con buena consistencia interna (Alfas de Cronbach de 0,84 y 0,76). El instrumento tiene buenas cualidades psicométricas y puede contribuir a futuras investigaciones y praticas. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75342 |
ISSN: | 2675-2093 |
Versão da editora: | https://recriai.emnuvens.com.br/revista/article/view/53 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Escala Mitos.pdf | Escala de mitos | 316,58 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |