Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/75346
Título: | Género / Gender |
Autor(es): | Duarte, Vera Mónica Silva |
Data: | 13-Dez-2021 |
Editora: | UMinho Editora |
Citação: | Duarte, V. (2021). Género / Gender. In C. Tomás, G. Trevisan, M. J. L. Carvalho, & N. Fernandes, Conceitos-chave em Sociologia da Infância. Perspetivas Globais / Key concepts on Sociology of Childhood. Global Perspectives (pp. 259-267). UMinho Editora. https://doi.org/10.21814/uminho.ed.36.32 |
Resumo(s): | [Excerto] Género
Para a maioria das crianças, ser rapaz ou rapariga é algo que parece perfeitamente natural. À nascença são designados do sexo masculino ou feminino com base nas suas características físicas (i.e., sexo ou género atribuído). Mas quando falamos da construção da sua identidade de género,
que se dá nos primeiros anos de vida e é feita pela apropriação dos modelos culturalmente dominantes do que “é ser rapaz” ou “ser rapariga” (i.e.,estereótipos de género) (Beal, 1994), o processo parece complexificar‑se. [Excerpt] Gender For most children, being a boy or girl is something that seems perfectly natural. At birth they are designated male or female based on their physical characteristics (e.g., sex or assigned gender). But when we talk about the construction of their gender identity, which occurs early in life, and is made by the appropriation of culturally dominant models of what “it means to be a boy” or “to be a girl” (e.g., gender stereotypes) (Beal, 1994), the process seems to become more complex. |
Tipo: | Capítulo de livro |
Descrição: | Bilingue em português e inglês |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75346 |
e-ISBN: | 978-989-8974-45-7 |
DOI: | 10.21814/uminho.ed.36.32 |
Versão da editora: | https://doi.org/10.21814/uminho.ed.36.32 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | UMinho Editora - Capítulos de livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
32. Género Gender.pdf | 209,6 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons