Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75381

TítuloA ciência por detrás da atração: uma integração multimodal
Outro(s) título(s)The science behind attraction: a multimodal sensory integration
Autor(es)Sousa, Carla Patrícia Vasconcelos
Orientador(es)Arantes, Joana
Palavras-chaveAtratividade
Integração multimodal
Visual
Voz
Attractiveness
Face
Multimodal integration
Voice
Data2021
Resumo(s)A maioria dos estudos sobre atração interpessoal foca apenas na importância das pistas visuais como preditores de julgamentos de atratividade geral. No entanto, a atratividade parece também ser influenciada por outras características, como a voz de uma pessoa. Por exemplo, pesquisas mostraram que os homens têm preferência por rostos femininos e mulheres por rostos masculinos. Além disso, os homens preferem vozes femininas (tom mais alto) nas mulheres e as mulheres vozes masculinas (tom mais baixo) nos homens. Portanto, o nosso estudo tem como objetivo investigar os efeitos da integração multimodal na atração, determinando se as preferências por um determinado sinal de atratividade – feminilidade nas mulheres e masculinidade nos homens – através de marcadores visuais e auditivos estão correlacionadas e qual a sua importância relativa. No nosso estudo, fotos manipuladas relativamente à masculinidade e feminilidade serviram como estímulos visuais. Para os estímulos auditivos, o tom de voz (maior e menor) foi manipulado criando tons de vozes masculinizados e feminizados para ambos os sexos. Isso resultou em quatro estímulos por combinação feminina/masculina, onde os participantes avaliaram relativamente à atratividade. Os resultados demonstraram que a feminilidade e masculinidade influenciam a perceção de atratividade e que as faces possuem maior importância relativamente às vozes.
Most studies on interpersonal attraction focus only on the importance of visual cues as predictors of judgments of general attractiveness. However, attractiveness also seems to be influenced by other characteristics, such as a person's voice. For example, research has shown that men have a preference for female faces and women for male faces. In addition, men prefer female voices (higher tone) in women and women male voices (lower tone) in men. Therefore, our study aims to investigate the effects of multimodal integration on attraction, determining whether preferences for a given sign of attractiveness – femininity in women and masculinity in men – through visual and auditory markers are correlated and what their relative importance is. In our study, manipulated photos regarding masculinity and femininity served as visual stimuli. For auditory stimuli, the pitch of voice (major and minor) was manipulated creating tones of masculinized and feminized voices for both sexes. This resulted in four stimuli per female/male combination, where participants evaluated for attractiveness. The results showed that femininity and masculinity influence the perception of attractiveness and that the faces are more important in relation to voices.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75381
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE+FINAL+Carla+PATRICIA+Sousa+2021.pdf930,83 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID