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https://hdl.handle.net/1822/75395
Título: | Memórias da vida diária: da experiência do momento à representação cognitiva |
Outro(s) título(s): | Memories of everyday life: from the moment’s experience to the cognitive representation |
Autor(es): | Rodrigues, Diogo Nuno da Silva |
Orientador(es): | Albuquerque, Pedro Barbas Freire, Teresa |
Palavras-chave: | Experiência da vida diária Memórias autobiográficas Medidas retrospetivas Medidas online DRM Everyday life experience Autobiographical memories Retrospective measures Online measures |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | A experiência da vida diária dos indivíduos e a formação das memórias autobiográficas tem merecido grande atenção no campo da Psicologia, com o intuito de perceber o que torna um evento discriminável no tempo ou o faz desvanecer na memória. Todavia, a maioria desses estudos acede aos episódios diários apenas através de medidas retrospetivas. Torna-se, portanto, necessário combiná-las com métodos que incluam elementos de medidas online, como o Day Reconstruction Method (DRM), corrigindo a excessiva dependência na memória a longo prazo adveniente da utilização da recordação retrospetiva como medida única. Assim, o objetivo primordial deste estudo foi perceber que características dos eventos diários registados no dia seguinte à sua ocorrência podem ser preditores de uma melhor recordação posterior. Para tal, participaram neste estudo 30 estudantes do ensino superior, entre os 18 e os 28 anos, sem qualquer perturbação/condição passível de afetar a memória. Os resultados demonstraram, contrariamente ao expectável, não haver associação entre a capacidade de recordação e a agradabilidade, frequência, importância, competência e humor reportados relativamente ao episódio. Porém, quanto à especificidade da recordação, verificou-se que episódios recordados de forma geral são mais frequentes, mais importantes e associados a uma maior competência do que episódios recordados de forma específica. Individuals’ daily life experience and the formation of autobiographical memories have deserved great attention in the field of Psychology, in order to understand what makes an event discriminable in time or what makes it fade from memory. However, most of these studies access the daily episodes only through retrospective measures. It is therefore necessary to combine them with methods that include elements from online measures, such as the Day Reconstruction Method (DRM), correcting the excessive dependence on long-term memory arising from the use of retrospective recall as a single measure. Thus, the main objective of this study was to understand which characteristics of daily events recorded the day after their occurrence can be predictors of better later recall. To this end, 30 higher education students, aged between 18 and 28 years old, without any disorder/condition likely to affect memory, participated in this study. The results showed, contrary to expectations, that there was no association between the ability to remember and the pleasantness, frequency, importance, competence and mood reported in relation to the episode. However, regarding the specificity of recall, it was found that generally recalled episodes are more frequent, more important and associated with greater competence than episodes recalled specifically. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75395 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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