Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75412

TítuloSinais desencontrados: fotografia e propaganda em contexto colonial
Outro(s) título(s)Mismatched signs: photography and propaganda in a colonial context
Autor(es)Cunha, Luís
Palavras-chavePropaganda colonial
Colonialismo
Guerra colonial
Colonial propaganda
Colonialism
Colonial war
Data31-Dez-2021
EditoraUMinho Editora
RevistaRevista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidade
CitaçãoCunha, L. (2021). Sinais desencontrados: Fotografia e propaganda em contexto colonial. Revista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidade, 3(4), pp. 103-120. https://doi.org/10.21814/2i.3444
Resumo(s)Tanto o colonialismo como as diferentes expressões de resistência que o foram erodindo se fizeram de ações, e estas nunca dispensaram o apoio de palavras e de imagens. É para a forma como estas categorias se combinam que orientaremos o olhar, procurando perceber de que modo as narrativas de legitimação colonial e de apelo à independência fizeram uso de um instrumento tão poderoso como a fotografia. Recorreremos a diversos materiais que reportam ao registo propagandístico, mostrando uma intencionalidade que visa convencermais do que informar. Faremos da guerra colonial o centro deste texto, o que significa tomá-la como o momento mais expressivo do confronto entre diferentes representações do território colonial. Se Portugal o via como parte de um todo indivisível, os movimentos de libertação encaravam-no como espaço ocupado e abusado por forças alheias aos interesses legítimos das populações africanas. Longa e sangrenta, feita de muitas frentes, a guerra colonial fez-se também na propaganda. Os panfletos, cartazes e fotografias, testemunhando o convívio pacífico ou mostrando as atrocidades cometidas, foram parte do confronto, revelando muito acerca da tessitura de relações que estruturaram o domínio colonial e das dinâmicas que conduziram à constituição de novos estados em África.
Both colonialism and the different expressions of resistance that came to erode it were build up with actions and they never lacked the support of words and images. We will guide our gaze to the way in which these categories combine, trying to understand how the narratives of colonial legitimacy and of appeal for independence made use of such a powerful instrument as photography. We will make use of various sources that are connected to a propaganda style that seeks toconvincerather thaninform.We will center this text on the colonial war, which means taking it as the most expressive moment of the confrontation between different representations of the colonial territory. Whereas Portugal saw it as a part of an indivisiblewhole, the liberation movements saw it as a territory occupied and abused by forces foreign to the legitimate interests of African populations. Long and bloody, made up of many fronts, the colonial war was also fought in propaganda. The pamphlets, posters and photos, showing either peaceful coexistence or the atrocities committed, were part of the confrontation, revealing a lot about the fabric of relations that structured colonial rule and the dynamics that led to the formation of new states in Africa.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75412
DOI10.21814/2i.3444
e-ISSN2184-7010
Versão da editorahttps://doi.org/10.21814/2i.3444
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:UMinho Editora - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3444-Texto do Trabalho (obrigatório)-14196-1-10-20211230.pdf8,88 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID